X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Apenas 0,60% das urnas precisaram ser substituídas em Pernambuco

Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda lideram número de trocas; TRE-PE garante que tudo segue dentro da normalidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Apenas 0,60% das urnas precisaram ser substituídas em Pernambuco
TRE-PE substitui 150 urnas eletrônicas até o início da tarde deste domingo |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) registrou, até o início da tarde deste domingo (6), a substituição de 150 urnas eletrônicas.

O número corresponde a 0,60% do total de equipamentos em uso no estado, índice considerado dentro do previsto pela Justiça Eleitoral. As cidades com maior número de substituições até o momento são Recife, com 13 trocas, Jaboatão dos Guararapes, com 10, e Olinda, com 7 urnas substituídas.

“É um número muito pequeno, bem aquém do que esperávamos, na verdade. Então, está tudo absolutamente tranquilo”, afirmou o Secretário de Tecnologia e Comunicação do TRE-PE, George Maciel.

O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, ressaltou que as principais ocorrências nas seções eleitorais envolvem problemas com o cadastro dos eleitores, como a ausência do nome no local de votação ou na urna. “Esse é um problema recorrente no período eleitoral e pode ser tanto o título de eleitor irregular quanto erro de cadastro mesmo. Só pode ser resolvido no cartório eleitoral após as eleições”, explicou Lemos.

Visita à Secretaria de Defesa Social

Na parte da manhã, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, visitou a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) junto aos demais desembargadores eleitorais.

Durante a visita, o desembargador elogiou o trabalho das forças de segurança na garantia do pleno exercício do voto. A operação Eleições 2024 é coordenada pela SDS em parceria com a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outros órgãos de segurança.

Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda foram os municípios que mais registraram trocas de urnas até o momento, mas o TRE-PE assegura que o processo eleitoral segue em plena normalidade no estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: