X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2022

Eleição para prefeito acontece neste domingo em Ibitirama

Dois candidatos que já estiveram no comando da cidade disputam a preferência de 6.965 eleitores


Imagem ilustrativa da imagem Eleição para prefeito acontece neste domingo em Ibitirama
Urna eletrônica |  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Neste domingo (27), 6.965 eleitores de Ibitirama voltam às urnas para participar da eleição suplementar que definirá os novos prefeito e o vice-prefeito da cidade. A votação será realizada das 8 até as 17 horas no município da região do Caparaó.

Para votar o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto juntamente do título de eleitor. Também será aceito mostrar os dados da inscrição eleitoral por meio do aplicativo de celular e-Título, mas não será possível levar o aparelho até a cabine de votação  logo em seguida.

Eleitoras e eleitores votarão nas urnas eletrônicas das 28 seções eleitorais, distribuídas nos 7 locais de votação de Ibitirama, com 11 urnas de contingência para suprir qualquer eventualidade.

A eleição ocorre depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cassou o  prefeito eleito em 2020, Paulo Lemos Barbosa (PSD). 

Ele teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em decorrência de irregularidades, onde o TCU concluiu que houve superfaturamento em licitação para aquisição de um veículo para ser transformado em unidade móvel de saúde. 

Um dos que concorrem ao cargo de prefeito  é  o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Ailton Vein (PSDB), que foi colocado de forma provisória no comando do Executivo municipal pelo TSE até as novas eleições.

O adversário de Vein será Reginaldo Simão (PSB). Ele foi prefeito do município em 2016, quando ainda fazia parte do PMDB. Ele concorreu à reeleição em 2020, mas acabou derrotado.

O candidato a vice de Vein será José Rogério de Almeida (União). Já o de Reginaldo é José Paula Machado Filho (PSD).

Ao todo, farão parte do  processo eleitoral cerca de 155 pessoas, incluídos mesários, auxiliares de eleição, administradores de prédio, terceirizados, servidores da zona eleitoral, dos núcleos de apoio técnico e de unidades do TRE-ES.  A eleição terá  o apoio da Polícia Federal, Militar e Civil.

A equipe do cartório da 18ª Zona Eleitoral, responsável pelo município, com o apoio de unidades do TRE-ES disse que pretende conduzir o pleito de forma responsável e que prezam pela transparência e exatidão do processo eleitoral brasileiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: