X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Danilo Cabral toma posse como novo superintendente da Sudene

Em ato contínuo à posse, Conselho Deliberativo da Sudene vota o Plano de Desenvolvimento do Nordeste


Imagem ilustrativa da imagem Danilo Cabral toma posse como novo superintendente da Sudene
Posse do novo Superintendente da Sudene, Danilo Cabral |  Foto: TV Tribuna/PE

O ex-deputado Danilo Cabral (PSB) assumiu, na manhã desta segunda-feira (10) a superintendência da Sudene, em evento realizado no auditório da Escola Judicial de Pernambuco, no Recife. Comandada pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Walder Góes, e bastante prestigiada, a cerimônia contou com a presença dos ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); da vice-governadora Priscila Krause; dos senadores Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão; do presidente do TCE-PE, Ranílson Ramos, do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara e governadores dos estados, entre outras autoridades como deputados, empresários e líderes de entidades empresariais.

A ausência da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, segundo o Palácio do Campo das Princesas, foi motivada pelo sobrevôo e visita aos municípios da Zona da Mata Sul atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Em edição especial do Diário Oficial deste domingo, o Governo do Estado ampliou para 15 o número de municípios em situação de emergência. Raquel Lyra e Danilo Cabral protagonizaram uma disputa acirrada nas eleições do últimos anos, representando projetos antagônicos para o Governo do Estado. Danilo, que representava a continuidade da gestão do PSB, terminou sendo derrotado.

Ao chegar ao local do evento, o novo superintendente da Sudene destacou a importância do órgão no combate às desigualdades regionais e garantiu não medir esforços para resgatar esse papel. “Temos um conjunto de desafios que estão postos para que a gente possa avançar na redução das desigualdades. Fazemos parte da vida de 60 milhões de brasileiros nos 11 estados da área de atuação da Sudene, que são os nove do Nordeste e parte de Minas e Espírito Santo, e temos instrumentos que podem ajudar o Brasil avançar aqui no Nordeste. Estamos falando em algo em torno de R$ 40 bilhões de reais anuais investidos aqui na região”, detalhou Danilo.

Em ato contínuo à posse, a Sudene realiza a 31ª reunião do seu Conselho Deliberativo (Condel), com a missão de discutir o novo Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDN) para o período 2024-2027.  Para Danilo Cabral, o plano é de extrema importância para o desenvolvimento da região. "Esse documento norteará a implantação de políticas públicas e a realização de investimentos no Nordeste, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais. O novo PRDNE atendeu todos os prazos, incluindo a tramitação junto ao PPA e, durante a tramitação do projeto de lei, vamos ampliar o debate com a sociedade e incorporar contribuições ao plano", destacou.

Caso o PRDN e a  proposta do projeto de lei (PL) sejam aprovados, os próximos passos serão o envio do PL aos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional,  do Planejamento, Casa Civil e, na sequência, ao Congresso Nacional, em conjunto com o Plano Plurianual (PPA) Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: