X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

PF faz operação para fiscalizar carregamentos de madeira

A ação objetivou colocar em prática conhecimentos sobre identificação de possíveis fraudes no carregamento a partir da conferência das espécies


A Polícia Federal deflagrou nesta sexta (11) operação para fiscalizar carregamentos de madeira no porto de Manaus. A iniciativa contou com a participação de 30 policiais federais, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, na condição de alunos, representantes da Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Portugal e Rússia.

A ação objetivou colocar em prática conhecimentos sobre identificação de possíveis fraudes no carregamento a partir da conferência das espécies, dos volumes e informações constantes na documentação da madeira. As informações são da Agência Brasil.

Essa foi a última etapa de um curso sobre fiscalização de madeira, oferecido a policiais alfandegários da América Latina, Europa e Estados Unidos a partir do último dia 7, no Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental (Ciapa), base da PF na floresta amazônica.

O curso contou com a participação de um professor convidado da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, que desenvolveu um software capaz de identificar a espécie da árvore com uma simples foto de um pedaço da madeira feita a partir de celular, evitando, assim, um dos tipos de fraudes mais comuns no tráfico de madeira ilegal.

O Projeto Madeira Legal conta com o apoio do El Pacto Europa-Latino América-Programa de Assistência Contra o Crime Transnacional Organizado, que reconhece na Polícia Federal a prioridade de lutar contra o tráfico internacional de madeira. A organização objetiva a realização de operações conjuntas entre a América Latina e países da União Europeia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: