Turismo em Pernambuco cresceu mais de 16% segundo o IBGE
Pesquisa Mensal de Serviços indica aumento de janeiro a maio comparando com o mesmo período de 2022
Escute essa reportagem
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada neste mês de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o turismo em Pernambuco teve um crescimento de 16,4% em receita nominal e de 0,8% em volume de serviços. Os dados são referentes ao período de janeiro a maio de 2023, tomando como comparação o mesmo período de 2022.
A receita nominal é calculada pela diferença entre receitas totais e despesas totais do setor de serviços. De abril para maio, Pernambuco cresceu 5,2% em volume de serviços. É o segundo maior crescimento do Brasil, ficando atrás apenas do Espírito Santo.
Os resultados representam um importante avanço para o segmento, que vem se recuperando da pandemia de Covid-19. "A retomada da malha aérea e os grandes eventos de janeiro, como carnaval e Semana Santa, atraem muita gente e, por consequência, movimentam todo o setor produtivo no nosso Estado. Temos um trabalho na promoção do turismo de aventura, religioso e outros segmentos que devem alavancar esses números", salientou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.
O turismo representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco, segundo a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). No Brasil, em 2022, o turismo gerou R$ 147 bilhões em receitas com a criação de mais de 200 mil empregos ligados ao setor.
Comentários