Tribuna Online participa do Laboratório de Desenvolvimento de Audiência do Google
Profissionais das redações do Espírito Santo e Pernambuco aprimoram técnicas de difusão de notícias do jornalismo online
Escute essa reportagem
O portal Tribuna Online é um dos 15 veículos de comunicação do Brasil, associado a Associação Nacional de Jornais (ANJ), selecionado para o Lab de Desenvolvimento de Audiência, que integra a edição de 2024 dos Labs GNI de Transformação Digital. A iniciativa é uma parceria da ANJ com o Google News Initiative (GNI).
As redações do Tribuna Online Pernambuco e Tribuna Online Espírito Santo participam do Lab que vai focar nos fundamentos do desenvolvimento da audiência digital em diversos canais, na aplicação de métodos ágeis e na definição de metas estratégicas. A proposta é entregar um conteúdo cada vez mais voltado para o que interessa ao leitor levando em conta o feedback das notícias e o engajamento nas redes sociais.
METODOLOGIA
O programa é virtual, com sessões ao vivo para todo o grupo e também com mentoria dedicada a cada organização. A Blue Engine Collaborative é a responsável pela experiência do Lab, organização do currículo e gestão dos encontros em grupo e individuais.
Os Labs de Desenvolvimento de Audiência têm duração de 12 semanas e as organizações participantes indicar de 3 a 5 profissionais de diferentes áreas, para participarem das atividades do programa. O programa iniciou no último mês de junho.
RESULTADOS
O Tribuna Online, em 30 dias aplicando as técnicas, conseguiu aumentar em 14.25% o número de páginas visualizadas no portal e em 4.69% o número de usuários. Nas redes sociais aumentamos em 178,27% o número de usuários acessando o portal e em 194,24% o número de páginas visualizadas vindas das redes sociais. Os dados são do Google Analytics 360.
Em 2023, o grupo participante do Lab GNI de Desenvolvimento de Audiência teve uma melhoria de 137% nas métricas de crescimento de audiência e engajamento. As equipes que se concentraram no crescimento da audiência diretamente adicionaram em média 31% mais de usuários ao site, seguidores nas redes sociais e assinantes de newsletters.
Confira os 15 selecionados:
– Jornal do Commercio
– ND Mais
– Tribuna do Sertão
– O Tempo
– Acorda Cidade
– Money Times
– Folha Vitória
– Gazeta do Povo
– BNews
– DIARINHO
– Grupo RAC
– TNONLINE
– Portal Arauto
– Tribuna Online
– Grupo Sinos
Comentários