SDS rebate críticas do prefeito e divulga redução da criminalidade em São Lourenço
Dados oficiais apontam queda de homicídios e crimes patrimoniais; Governo destaca investimentos em segurança

Após as declarações polêmicas do prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, sobre a violência na cidade, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou dados oficiais, em nota oficial ao Tribuna Online PE, indicando que a criminalidade no município está em curva decrescente.
A resposta foi enviada à reportagem nesta sexta-feira (10), após tiroteio no supermercado Atacarejo, em São Lourenço, que resultou em uma morte. O prefeito da cidade, Vinícius Labanca, fez um desabafo nas redes sociais sobre a violência na cidade. Ele afirmou que a população vive dias de medo, criticou a ausência de ações da Secretaria de Defesa Social (SDS) e apontou a falta de estrutura mínima, como delegacia 24h e reforma do 20º Batalhão.
A reação
Segundo a Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace/SDS), entre janeiro e setembro de 2025, os crimes patrimoniais caíram 21,67% no acumulado do ano e 41,17% apenas em setembro, em comparação ao mesmo período de 2024. Já os homicídios registraram redução de 20,96% no acumulado e 42,85% em setembro, comparando os mesmos períodos.
O Governo de Pernambuco ressaltou que acompanha diariamente as manchas criminais por meio do programa Juntos pela Segurança, ajustando estratégias operacionais junto às polícias e demais órgãos.
Veja o que disse o prefeito: “Chega de inércia diante da violência”, diz prefeito de São Lourenço após tiroteio
Segundo a SDS, setembro de 2025 registrou o menor número de roubos em 15 anos, com 2.765 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), queda de 22,5% em relação a setembro de 2024, quando foram registrados 3.567 casos.
Em São Lourenço da Mata, o município conta com batalhão próprio da Polícia Militar e receberá a Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES), investimento de mais de R$ 60 milhões que concentrará todos os cursos de formação inicial e continuada das forças de segurança — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica. Segundo a SDS, a unidade deve aumentar a presença ostensiva de policiais no município e transformar a cidade em referência estadual em qualificação policial.
A secretaria destacou ainda que a cidade já conta com o Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço da Mata e uma companhia vinculada ao 20º BPM, reforçando o policiamento local.
Comentários