X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Morre aos 95 anos Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes

Velório e enterro estão marcados para acontecer nesta sexta-feira, no Cemitério de Santo Amaro


Imagem ilustrativa da imagem Morre aos 95 anos Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes
Magdalena Arraes |  Foto: Costa Neto/Secult-PE

Na madrugada desta quinta-feira (11), morreu Magdalena Arraes, viúva do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. Ela tinha 95 anos e faleceu em casa. Nasceu em dezembro de 1928. Madalena tinha Alzheimer, já estava doente há algum tempo.

O Velório está marcado para esta sexta-feira (12), a partir das 8h, no Cemitério de Santo Amaro, e enterro às 11h.

Notas de pesar

Filho, netos e bisnetos

"Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de nossa mãe e avó, Magdalena Fiuza Arraes de Alencar, ocorrido nesta quinta-feira (11). Mada foi um exemplo de amor e dedicação, deixando um legado de bondade e generosidade. Sua partida deixa uma saudade imensa em todos que tiveram a honra de conhecê-la e conviver com ela. A família agradece as mensagens de apoio e carinho neste momento de dor e saudade."

João Campos, prefeito do Recife

"Hoje é um daqueles dias difíceis. Se despedir da minha bisavó Magdalena aperta o peito e nos faz lembrar de tanta coisa, de tanto exemplo, do tanto que nos ensinou. Ela sempre foi um pilar de força em nossa família, uma mulher altiva, sensível e firme, sobretudo nos momentos mais difíceis. Liderou processos e inspirou transformações que até hoje nos influenciam. Neste momento de luto, nos unimos em lembrança e gratidão por tudo que ela representou e nos ensinou. Que Deus possa realizar o seu reencontro com o meu bisavô Miguel Arraes no céu."

Marília Arraes

"Vovó Mada viveu incríveis 95 anos. E eu tive o privilégio de ser sua neta por 40! Poucas pessoas fizeram tão bem ao mundo quanto ela fez. À frente do seu tempo, corajosa, de uma generosidade e um senso de justiça imensos.

Agradeço a Deus pelos caminhos dela e de meu avô terem se cruzado e, com isso, meu pai e tios tiveram uma família unida e forte, em meio a tantas adversidades que atravessaram, com golpe militar, prisão, tantos anos de exílio, volta ao Brasil, vitórias e derrotas, altos e baixos.

Sem você, vovó Mada, não seríamos quem somos hoje! Eu não seria quem sou, se não fosse sua neta, sem que você tivesse compartilhado sua sabedoria e apoio gentil, leve e ao mesmo tempo tão forte, em tantas horas cruciais.

Um dia, minha Magdalena, tão pequena, vai entender a responsabilidade e o orgulho de carregar o nome da bisavó.

Que Deus, Nossa Senhora e Santa Maria Magdalena te recebam com carinho aí no céu. Muito obrigada por tudo, vovó! Vai em paz, dá um beijo em vovô e diz a ele que a luta de vocês a gente tá tocando em frente por aqui!"

Pedro Campos, deputado federal

"Com coração apertado de saudade, hoje nos despedimos da minha bisavó Mada, mulher forte e que tanto nos ensinou com seu exemplo de coragem e sabedoria. De suas mãos também brotaram forças para várias transformações sociais que nosso estado vivenciou. Seguimos aqui, para honrar sua trajetória e o seu legado. Vá com Deus e descanse em paz, Mada. O céu celebra hoje o amor e o seu reencontro com Arraes."

Maria Arraes, deputada federal

"Vovó Mada sempre foi uma mulher à frente do seu tempo. Professora, inteligente, forte, corajosa… é uma inspiração para todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. Durante a minha campanha, muitas vezes fui surpreendida com histórias sobre como as políticas públicas que ela implementou como primeira-dama impactaram positivamente a vida dos pernambucanos. Quando conheceu vovô Arraes, ele já era viúvo e tinha 8 filhos, e todos eles se transformaram em uma extensão do amor de um pelo outro. Cuidou de cada um deles como se fosse seu e ainda deu mais dois filhos para completar o time. Para os netos e bisnetos, sempre deu livro de presente, incentivando a nossa leitura, conhecimento e imaginação. Hoje, aos 95 anos, ela se despediu da gente. Descanse em paz, vovó Mada! Gratidão eterna por todo cuidado e amor."

PSB Pernambuco

"O PSB de Pernambuco vem a público lamentar o falecimento de dona Magdalena Arraes, nesta quinta-feira (11), aos 95 anos. Mulher com personalidade marcada pela generosidade, ela não somente acompanhou os fatos históricos que marcaram Pernambuco, inclusive durante a Ditadura Militar, mas também foi uma agente de transformação nesse processo, especialmente com seu olhar cuidadoso voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade social durante as gestões do ex-governador Miguel Arraes. O PSB exalta a vida e a história de Magdalena Arraes e, neste momento de despedida, externa pesar e solidariedade aos familiares e amigos."

Sileno Guedes

Presidente estadual do PSB de Pernambuco

Raquel Lyra, governadora de Pernambuco

"Pernambuco perdeu hoje Magdalena Arraes, mulher de fibra e ex-primeira-dama, que dedicou sua vida ao nosso estado. Sua força e dedicação serão eternamente lembradas. Meus sentimentos à família e a todos que sentem esta perda.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: