X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Melhor atendimento: encontro busca justiça e acolhimento para vítimas de violência

Somente em janeiro e fevereiro, 8,7 mil mulheres foram vítimas de agressões


Imagem ilustrativa da imagem Melhor atendimento: encontro busca justiça e acolhimento para vítimas de violência
O objetivo do encontro foi de integração para afinar entendimentos e oferecer um trabalho mais efetivo e humanizado às mulheres vítimas de violência |  Foto: - Divulgação

Nesta sexta-feira (15), foi realizado o Encontro das Varas de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Recife na Escola de Magistratura de Pernambuco. O encontro também teve a participação da Rede de Atendimento e Proteção à Mulher da capital.

O objetivo foi de integração para afinar entendimentos e oferecer um trabalho mais efetivo e humanizado às mulheres vítimas de violência.

Em 2023, as estatísticas da Secretaria de Defesa Social mostram que houve 52.090 casos de violência doméstica e familiar em Pernambuco em virtude do gênero. Somente nos dois primeiros meses de 2024, foram 8.744.

O evento entra no escopo da 26ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, do Conselho Nacional de Justiça e Tribunais de Justiça dos Estados. Foi promovido pelas Varas e Violência Domésticas do Recife.

No encontro, houve a proposta de criação de um grupo de comunicação destas redes, para agilizar procedimentos e garantir maior efetividade e humanização dos serviços.

Entre eles, destacam-se, especialmente, a reciclagem dos membros mais antigos dos referidos quadros, por conta das legislações que foram produzidas e procedimentos atualizados.

Estiveram presentes nomes como a Juíza de Direito Titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, Ana Mota, Ana Veras, titular da 2ª (VVDFM), e Catarina Vila-Nova, titular da 3ª (VVDFM).

Marcaram presença, ainda, a coordenadora da Defensoria Pública da Mulher, Débora Andrade, além do promotor João Maria, da 1ª Vara de Violência contra a Mulher, a secretária da Mulher do Recife, Glauce Margarida, e a secretária executiva da Mulher no Estado, Juliana Gouveia.

Para atender às mulheres em situação de violência, a Rede de Atendimento está dividida em quatro principais setores ou áreas (saúde, justiça, segurança pública e assistência social) e é composta por duas principais categorias de serviços.

Quem esteve presente?

Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher presentes: Justiça com as três Varas Especializadas e suas respectivas equipes multidisciplinares, Ministério Público da Mulher, Defensoria Pública da Mulher, Polícia Civil (duas delegadas e Polícia Militar - Patrulha Maria da Penha); Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas - CEMEP.

Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência: Secretaria Estadual da Mulher- PE, Secretaria Municipal da Mulher do Recife com Centros de Referências de Atendimento às Mulheres em situação de violência sexual (Clarice Lispector), Centros de Saúde especializados: Sony Santos- Hospital da Mulher, Vilma Lessa- Hospital Agamenom Magalhães, SISAM – UPE, Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT.

Onde buscar ajuda em casos de violência contra a mulher em Pernambuco:

Canais de Denúncia:

1. Ligue 180:

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Anônimo e sigiloso.

Atende mulheres em situação de violência doméstica e familiar e seus filhos.

2. Ligue 190:

Polícia Militar - para casos de flagrante de violência.

3. Delegacias da Mulher:

Recife:

1ª DEAM - Santo Amaro: (81) 3182-8140 / (81) 3182-8141

2ª DEAM - Prazeres: (81) 3314-7850 / (81) 3314-7851

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: