X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa aprova pacote fiscal do Governo

Colegiado avalizou a ampliação da alíquota do ICMS e a redução de taxas de IPVA em Pernambuco


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa aprova pacote fiscal do Governo
|  Foto: Divulgação/Leôncio Francisco-Alepe

Na manhã desta terça-feira, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa aprovou o parecer favorável ao pacote fiscal enviado pela governadora Raquel Lyra há cerca de duas semanas. A matéria foi aprovada após a exclusão das emendas apresentadas pelos deputados que propunham mudanças no texto original.

O projeto passará pelas demais comissões técnicas da Casa e posteriormente seguirá para votação em plenário, antes do dia 30 de setembro, prazo final para que os Estados façam os ajustes necessários nas suas alíquotas. 

Entre outras questões tributárias, a proposta do Governo reajusta a alíquota de arrecadação do ICMS de 17% para 20,5%, reduz a taxa de IPVA e estabelece instrumentos para renegociação de débitos fiscais.

“O pacote fiscal aborda vários temas importantes, não apenas de caráter tributário e financeiro, mas também no campo social. São iniciativas que certamente vão melhorar muito a relação entre o contribuinte e a Fazenda Estadual”, afirmou o presidente da CCLJ, deputado Antônio Moraes.

O parlamentar destacou, entre as questões incluídas no projeto do Executivo, o reajuste da alíquota do ICMS, necessária para garantir que Pernambuco não fique prejudicado financeiramente diante dos demais Estados quando ocorrer a implantação do imposto único (IVA) no Brasil, prevista para 2028, estabelecida pela reforma tributária aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.

Agência Reguladora

Mais cedo, em sessão extraordinária, a CCLJ também aprovou a indicação do nome da gestora pública Roberta Borges Alecrim para assumir o cargo de Ouvidora na Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – ARPE. 

Servidora concursada da instituição há mais de uma década, Roberta é pós-graduada em Direito Público e tem trabalhos publicados sobre Ouvidoria e transparência na gestão governamental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: