X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Polícia

PF investiga desvio de recursos no Programa Leite de Todos

Alvo foi organização criminosa liderada por um servidor público


Imagem ilustrativa da imagem PF investiga desvio de recursos no Programa Leite de Todos
|  Foto: Divulgação/Polícia Federal.

Em conjunto com a Controladoria Geral da União, a Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a Operação Desnatura 2. O propósito é desarticular mais um núcleo da organização criminosa investigada no caso de desvio de recursos públicos destinados ao “Programa Leite de Todos e PAA-Leite”, do Governo do Estado de Pernambuco, custeados também com recursos do Governo Federal. 

O núcleo alvo da ação de hoje é um ex-servidor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado de Pernambuco, o qual teria constituído uma associação com o propósito de fraudar o programa social voltado a garantir a segurança alimentar da população de baixa renda.

A Operação Desnatura 2 conta com a participação efetiva de 50 policiais federais e 04 Auditores da CGU, visa dar cumprimento a 09 mandados de busca e apreensão, em Recife (03), Jaboatão dos Guararapes (01), Paulista (01), São Benedito do Sul (01), Maraial (01); São Paulo/SP (01) e Rio de Janeiro/RJ (01). 

O trabalho é um desdobramento das Operações Lácteos e Desnatura, deflagradas também pela Polícia Federal em Pernambuco, nos meses de novembro de 2022 e junho de 2023.

As investigações iniciais revelaram que empresários ligados a um grande laticínio sediado no interior do Estado e a uma empresa sediada na cidade de Recife, teriam desviado verbas do Governo Federal - PAA-Leite, que deveriam ter sido destinadas à aquisição de leite cru, fornecido por produtores rurais inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.

Nas fases anteriores, a Justiça decretou o sequestro patrimonial de bens e valores dos investigados, no valor total de R$ 95.931.880,15 para descapitalizar a organização criminosa e ressarcir os cofres públicos, além das prisões preventivas de seis deles. 

São investigados crimes de peculato, estelionato, obstrução à justiça, lavagem de dinheiro e crimes contra a saúde pública, cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de reclusão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: