X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

Pernambuco forma primeira turma do programa Jovens Embaixadores

Objetivo é preparar jovens lideranças para serem protagonistas de ações afirmativas em suas comunidades


Imagem ilustrativa da imagem Pernambuco forma primeira turma do programa Jovens Embaixadores
|  Foto: Divulgação

Pernambuco já tem sua primeira turma de Jovens Embaixadores com a conclusão da formação resultante de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC).

Durante quatro dias, 25 jovens pernambucanos selecionados via edital passaram por dinâmicas imersivas para estímulo ao protagonismo e à liderança da juventude no estado, voltadas à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

A formação foi ministrada em cinco módulos ligados aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Direitos humanos, erradicação da pobreza, sustentabilidade e promoção de sociedades justas e pacíficas estavam entre os pontos focais. Em suas apresentações finais, antes de receberem o certificado, os grupos foram divididos em temáticas que versavam sobre “Pessoas”, “Prosperidade”, “Planeta” e “Paz”. 

PREPARAÇÃO DE LIDERANÇAS

Os jovens se encarregaram de detalhar gargalos de crise e propor soluções para questões importantes como evasão escolar x trabalho infanto-juvenil; qualificação profissional condizente com as demandas atualizadas do mercado; preservação e renovação dos recursos naturais como forma de reduzir o desequilíbrio climático e evitar desastres ambientais; centros de convivência e amparo psicossocial  para a população infanto-juvenil com vistas à prevenção da violência.

“Foi um lugar de encontro que revelou o amadurecimento de ideias e ideais. Saímos daqui acreditando que não só é possível construir um novo futuro como mudar o presente. Este não foi o último dia de um curso, mas o primeiro dia de uma liderança jovem que se multiplicará e transformará realidades”, observou a secretária da SEAPREV, Mariana Rodrigues.

“Este governo escolheu um modelo participativo e intersetorial de gestão, no qual o diálogo acontece entre as secretarias estaduais e a população de Pernambuco. A parceria, por meio do programa Embaixadores da Juventude, é uma prova concreta que estamos no caminho certo, entendendo o que os nossos jovens desejam e propõem. Sem essa escuta o caminho seria muito mais longo, tortuoso e nem sempre eficaz. Ouvir esta juventude brilhante se expressar de forma tão potente é um sopro de esperança no futuro do nosso estado”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: