X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Comemorações do Dia Estadual do Choro começam neste domingo (13) no Recife

Apresentação musical e lançamento de livro acontecem no Museu do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Comemorações do Dia Estadual do Choro começam neste domingo (13) no Recife
Conjunto Sapucaia vai apresentar clássicos do Choro nacional e composições autorais |  Foto: Guiné/Divulgação

Neste domingo (13), às 16hs, o Museu do Estado de Pernambuco será palco da abertura das comemorações do Dia Estadual do Choro João Pernambuco de 2024, com o lançamento do Livro “Personagens do Choro Pernambucano - Canhoto da Paraíba e João Pernambuco”, da escritora Teresa Sales, e da apresentação musical do Conjunto Sapucaia. As comemorações se estenderão por este mês de outubro e também novembro, percorrendo várias cidades do Estado.

A programação começa com o lançamento do livro da professora e socióloga Teresa Sales, nascida em Garanhuns, doutora pela USP e professora livre-docente pela Unicamp até 2005, intitulado "Personagens do Choro - Canhoto da Paraíba e João Pernambuco". O livro oferece uma biografia sociológica dos dois músicos, focando na vida e no contexto social em que viveram, e não nas especificidades de suas produções musicais.

Em seguida, às 17hs, o Conjunto Sapucaia, se apresentará para o público tocando um repertório com clássicos do Choro nacional e composições autorais. O Conjunto Sapucaia se destaca por sua formação típica dos primórdios do Choro, com a flauta transversal atuando como solista e o violão, o cavaquinho e o pandeiro como base principal. O Sapucaia é formado pelo flautista Fábio Santos, o violonista Wellington Nascimento, o cavaquinista Maxwell Bernardo e o pandeirista Danilo César.

FESTIVIDADES

Após a abertura no dia 13, as próximas comemorações serão:

No dia 19/10 em Pesqueira com a realização de uma Roda de Choro em praça pública.

No dia 26/10 será a vez da cidade de Carnaíba, no Vale do Pajeú, com a apresentação dos grupos Chorões do Pajeú e da Camerata Petronilo Malaquias.

Encerrando as comemorações do Dia Estadual do Choro João Pernambuco, as cidades de Tacaratu e Petrolândia recebem o V Festival do Choro João Pernambuco:

No dia 01/11, em Tacaratu, se apresentam José Arimatea e Kelly Rosa na Praça do Santuário.

Já no dia 02/11 (data de nascimento de João Pernambuco), em Petrolândia, se apresentam Betto do Bandolim e Bozó 7 Cordas no Instituto de Arte Popular João Pernambuco.

Segundo Betto do Bandolim, um dos diretores do Instituto Isto é Choro!, “a maior satisfação é ver o Choro retomando seu protagonismo no cenário cultural e toda uma garotada da nova geração renovando e dando uma cara nova para o nosso querido Chorinho”.

A realização das comemorações do Dia Estadual do Choro João Pernambuco é uma iniciativa do Instituto Cultural Brasileiro Isto é Choro! com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

O Instituto Cultural Brasileiro Isto é Choro! é uma organização cultural de musicistas e promotores do Choro criado para divulgar, promover e salvaguardar o gênero. Enquanto Coletivo Isto é Choro, foi responsável pela iniciativa da instituição do Dia Estadual do Choro João Pernambuco, do Dia Municipal do Choro Luperce Miranda. Entre outras ações, estão o Festival do Choro João Pernambuco, Circuito Pernambucano de Choro e o Recife Carinhoso. Segundo Wagner

Staden, coordenador do Instituto, “a iniciativa de realizar as comemorações em várias cidades no interior do estado tem o objetivo principal de descentralizar as comemorações e eventos que geralmente são realizadas na Região Metropolitana do Recife, fortalecer o Choro e o movimento cultural no interior do estado aumentando o pertencimento da população interiorana com a produção cultural e proporcionar o intercâmbio entre os músicos e artistas participantes”.

O Dia Estadual do Choro João Pernambuco foi instituído por meio da Lei 14.178/2021 de autoria do dep. Waldemar Borges por iniciativa do Coletivo Isto é Choro!, que mais tarde se tornaria o Instituto Cultural Brasileiro Isto é Choro!. Este ano as comemorações têm um significado a mais por conta do Choro ter recebido o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro registrado pelo IPHAN.

“A criação da data é um marco importante para o reconhecimento da importância do Choro em Pernambuco possibilitando a realização de uma comemoração anual que proporciona a difusão de obras, divulgação dos artistas e a formação de público para o gênero, além da geração de renda para musicistas, grupos musicais, técnicos, serviços culturais e comércio local”, afirma Wagner Staden, diretor e produtor das comemorações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: