Banda Sinfônica do Recife celebra 66 anos em concerto gratuito nesta quarta (30)
Apresentação será no Teatro do Parque, com MPB, jazz, Elvis Presley e trilhas do cinema no programa
Escute essa reportagem
Nesta quarta-feira (30), a boa música têm encontro marcado no palco do Teatro do Parque para celebrar os 66 anos da Banda Sinfônica do Recife. O concerto comemorativo começa às 20h, é gratuito e, excepcionalmente, tem o maestro convidado Nilson Lopes à frente do conjunto, enquanto o titular Nenéu Liberalquino cumpre quarentena para tratamento médico. Os ingressos serão distribuídos a partir das 19h, na bilheteria do Parque.
O programa, com participação do solista Flávio Santana (trompete), contará com oito composições. Começará pela erudição da peça “The Barber of Seville - Overture”, de Gioachino Rossini. Depois segue com “Na Baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso, “Trompeta de Espanha”, de Gilberto Gagliardi, e “Mais que Nada”, de Jorge Ben, em homenagem a Sérgio Mendes, celebrado nome da bossa nova brasileira, que morreu no último mês de setembro, depois de conquistar vários prêmios no mundo inteiro e gravar 35 álbuns em seis décadas de carreira.
Completam o repertório os medleys “Salute do American Jazz”, em homenagem à música nascida em New Orleans para embalar o mundo inteiro, e “Pixar Movie Magic”, com trilhas de grandes animações de um dos maiores e mais importantes estúdios de cinema da atualidade. O repértório também contará com peças de jazz, a exemplo de “A Night in Tunisia”, “St. Louis Blues”, “It Don't Mean a Thing (If u ain't got that swing)” e “Birland”. Para render homenagem às crianças neste finalzinho de outubro, a Banda executará “The Glory Days”, “The Spirit of Adventure”, “Ratatouille Main”, “Theme”, “The Big Race”, e “You've Got a Friend in me”, lembrando vários filmes, como “Ratatouille”, “Carros” e “Toy Story”.
A apresentação contará ainda com um tributo a Elvis, de quem serão lembrados cinco sucessos: “Love me Tender”, “Don't Be Cruel”, “Heartbreak Hotel”, “Blue Suede Shoes” e “Can't Help Falling in Love”. E encerra com o “Tributo a BSR”, escrita pelo maestro Nenéu Liberalquino, por ocasião do aniversário de 60 anos do conjunto sinfônico, em 2018.
Sobre a Banda Sinfônica do Recife
Fundada em 7 de outubro de 1958, a Banda Sinfônica do Recife se apresentou pela primeira vez em 24 de dezembro daquele mesmo ano, no Sítio Trindade. Em quase sete décadas de atividades, o conjunto coleciona grandes músicos como regentes, a exemplo de Geraldo Menucci, o primeiro, além de Lourival Oliveira, Antônio Albuquerque, Luiz Caetano, José Genuíno, Júlio Rocha, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Ricardo Normando e Maestro Duda. Xodó do povo pernambucano, a Banda Sinfônica do Recife está, desde 2002, sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino. Em 2023, a Banda foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.
Serviço
Aniversário da Banda Sinfônica do Recife
Data: 29 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista)
Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação
Comentários