REC’n’Play 2023 começa com mais de 600 atrações. Veja o que você precisa saber
Evento gratuito de tecnologia e inovação acontece no Recife Antigo e segue até o próximo sábado
Escute essa reportagem

O REC’n’Play 2023, que acontece entre os dias 18 e 21 de outubro, começou nesta quarta-feira (18), no Bairro do Recife. Serão quatro dias de palestras, debates, shows, rodadas de negócios, instalações artísticas e experiências tecnológicas. Entre as novidades desta edição, a Arena de Negócios, espaço para unir empreendedores em busca de mais conhecimento com o compartilhamento de experiências. Outro estreante será o aulão de revisão para as provas do ENEM. Com o tema Pontes pra Conectar as Margens, o evento, um dos maiores do Brasil e o maior do Nordeste, é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae. Toda a programação é gratuita, mas é preciso se inscrever previamente.
A expectativa dos organizadores para este ano é reunir mais de 60 mil participantes. O Carnaval do Conhecimento tem como característica promover, durante todos os dias do evento, uma série de atividades, com a ocupação de vários pontos do Recife Antigo pelo recifense e por participantes de todo o país, interessados em se conectar com o ambiente de inovação, história e diversidade do parque tecnológico. Essa conexão se dará por meio de quatro eixos temáticos: Tech, Cidades, Economia Criativa e Empreendedorismo.
Entre os nomes conhecidos do grande público com presença já garantida estão Silvio Meira; Marcelo Tas; Domitila Barros; Kondzilla; Elena Landau; Alice Pataxó; Renato Meirelles; Marcos Lisboa, Ricardo Paes de Barros, Thiago André, criador do Podcast História Preta, e Marcelo Falcão. A parte cultural contará com três palcos, localizados na avenida Rio Banco, Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal. A programação cultural também contará com o Let´s Play DJ, realizado em parceria com a produtora Gola Rolê, levando ainda mais música para o festival.
O sábado (21), último dia do REC’n’Play, será dedicado à programação para toda a família com blocos conhecidos do Carnaval pernambucano, como o Cortejo do Boi da Macuca, Eu Acho é Pouquinho e o Pinto da Madrugada, que prometem animar a garotada na tradicional programação infantil. No mesmo dia, os estudantes que estão se preparando para o ENEM contarão com um grande aulão, com a participação de professores, como Fernanda Bergamo, de Português e Redação.
ARENA DE NEGÓCIOS
Com o objetivo de conectar startups e empresas para impulsionar a inovação, o objetivo da Arena de Negócios, que estreia nesta edição, pretende unir o ecossistema empreendedor, além de promover a colaboração e o crescimento de startups promissoras com grandes corporações e empresas de inovação através de rodadas de negócios, mentorias, palestras, área de exposição dedicada para startups, speed datin e happy hour. Os encontros serão no Cais do Sertão, sala São Francisco. Na sexta (20) e no sábado (21) haverá também atividades voltadas para o público de economia criativa.
ARENA GEEK
A Arena Geek REC 'n' Play será composta pela Arena PC, Arena VR, Arena Consoles e Arena Rec'n' Neerderlans, que contará com jogos sobre a história Recife-Holanda; espaço freefire e um Museu do Videogame. As atividades, que incluem ainda campeonatos de League of Legends e FIFA, ocorrerão no Teatro Hermilo Borba Filho durante todos os dias do festival.
INSCRIÇÕES
Os interessados em participar devem acessar o site do REC N Play e se inscrever gratuitamente. Com esse cadastro, os participantes terão acesso às atividades de educação, negócios, experiências e entretenimento do evento. A inscrição será unificada e válida para toda a programação mas em algumas atividades dependerá da lotação das salas, seguindo o critério de ordem de chegada.
SEBRAE
O espaço receberá o jornalista Pedro Lins, que vai falar sobre transição de carreira; o também jornalista Tiago Medeiros, que vai abordar criatividade, inovação e humor na comunicação moderna; a empreendedora social Brena Lima, da ONG Geraldo Falcões, e a cantora de brega-funk, Rayssa Dias, entre outros convidados. O espaço do Sebrae também será palco do podcast Pod Dar Negócio, que vai transmitir episódios de videocast no canal da instituição no You Tube. “Inovação e empreendedorismo estão no DNA do Sebrae, que sempre busca oferecer soluções para quem quer crescer. Realizar o REC’n’Play significa construir um ecossistema que favorece a criação de oportunidades”, destaca o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra.
COMO TUDO COMEÇOU
Segundo os organizadores, o REC´n´Play nasceu como uma necessidade de aproximar a população do Recife para as questões da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo, muito além de um debate entre os iniciados. Até então, os eventos que tratavam de tecnologia não deixavam um legado para a cidade. Por isso, ganhou corpo a necessidade da realização de uma atividade de grande porte que dialogasse com a cidade e com seus habitantes. Nascia assim, em 2017, o REC´n´Play, o Carnaval do Conhecimento, um dos maiores eventos do país sobre o tema, que durante quatro dias discute o presente e o futuro num ambiente interativo, que reúne ainda várias atividades artísticas e culturais
SERVIÇO:
REC'N'PLAY 2023
Quando: 18 a 21 de outubro
Onde: Bairro do Recife
Outras informações, programação e inscrições: http://recnplay.pe
Comentários