Primeiro navio de cruzeiro aporta no Recife abrindo a temporada
Frevo, maracatu e gastronomia local enriqueceram a parada dos cruzeiristas na capital pernambucana
Escute essa reportagem
Com a expectativa de ultrapassar a marca de 30 mil visitantes, a temporada de cruzeiros 2024/2025 teve início na manhã desta quinta-feira (31), no Porto do Recife, com a chegada do navio Viking Jupiter. Para o período, o estado pernambucano espera receber mais de 20 cruzeiros. Para garantir uma experiência inesquecível aos turistas foi preparado um receptivo especial, com a participação da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, em parceria com a Empetur, Sesc, Senac e a Loja de Bebidas de Pernambuco, vinculada à Adepe.
A operação contou com o apoio de segurança da Polícia Militar de Pernambuco e da Polícia Civil, que montou uma delegacia móvel no terminal. Além disso, a Prefeitura do Recife deu apoio logístico e de segurança por meio da secretaria municipal de Turismo e Lazer, Recentro, Guarda Municipal e CTTU.
BOLO E CACHAÇA
O Senac foi responsável pela entrega do tradicional bolo-de-rolo aos turistas que desembarcaram no Recife hoje. A Loja de Bebidas de Pernambuco ofereceu uma degustação de cachaças pernambucanas e o Sesc realizou uma amostra da nossa cultura com apresentações de maracatu na Praça do Marco Zero. Além do tradicional receptivo de frevo, promovido pela Empetur, que tocou dentro do Terminal Marítimo. Nos preparativos para o receptivo, houve capacitação para guias e taxistas durante o mês de outubro.
"O objetivo é que o turista que esteja hoje aqui saia com a memória positiva do nosso Estado, para que ele volte e divulgue essa recepção calorosa que nós construímos. De acordo com a Clia (Associação Internacional de Linhas Cruzeiros), cada cruzeirista gasta, em média, R$700, ao desembarcar. Então quando calculamos a quantidade de passageiros, de turistas que vão passar na temporada, temos a previsão de impacto de R$20 milhões de reais diretos na economia do nosso estado. Isso é emprego, renda, riqueza para a nossa população", destaca Paulo Nery, Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco.
Comentários