X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

PIB de Pernambuco cresce 1,4% em 2023: agropecuária impulsiona reação

Setor de serviços e da indústria também impulsionaram crescimento da economia estadual


Imagem ilustrativa da imagem PIB de Pernambuco cresce 1,4% em 2023: agropecuária impulsiona reação
Segundo o secretário Fabrício Marques, Estado tem mostrado um crescimento acelerado a cada trimestre |  Foto: Paulo Pedrosa/Alepe

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) divulgou nesta sexta-feira (9) os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do estado em 2023, que registrou um crescimento de 1,4% em comparação com o ano anterior.

O desempenho positivo da agropecuária, com alta de 1,6%, foi o principal responsável pelo crescimento do PIB pernambucano. Os dados foram divulgados neste sábado pela assessoria de imprensa.

No setor de serviços, o crescimento foi de 1,4%, com destaque para o transporte (5,2%) e o comércio (3,1%). As atividades imobiliárias (1,7%), o setor financeiro (1,1%) e a administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,0%) também apresentaram resultados positivos.

A indústria também apresentou um aumento de 1,1%, impulsionada principalmente pelos setores de eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos (3,1%) e construção (2,3%).

Crescimento por Trimestre

O PIB pernambucano também apresentou crescimento no quarto trimestre de 2023, com uma variação de 2,0% em comparação ao mesmo período de 2022. Neste caso, as maiores influências foram da indústria (5,4%) e da agropecuária (5,2%). Já os serviços registraram uma variação de 0,6%.

"É importante ressaltar que, além de apresentar esse crescimento em relação ao ano de 2022, Pernambuco tem mostrado um crescimento acelerado a cada trimestre. O estado começou o ano com um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre e, no último, já cresceu 2%, indicando uma tendência de aceleração do crescimento", enfatizou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.

Tendência de Aceleração

Os dados do PIB de Pernambuco em 2023 indicam uma tendência de aceleração do crescimento da economia do estado. No primeiro trimestre, o crescimento foi de 1,2%, e no último trimestre, já havia atingido 2%. “Os números mostram uma reação da economia de Pernambuco”, destaca Jaime Prado, presidente da CONDEPE-FIDEM.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: