Divulgado calendário de pagamentos do IPVA 2026. Veja quem não precisa pagar
Tributo pode ser pago em 10 parcelas ou à vista com 7% de desconto
A Secretaria da Fazenda de Pernambuco divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2026. Pelo terceiro ano consecutivo, o Estado sustenta a alíquota geral de 2,4%, a mais baixa da região Nordeste, segundo a Sefaz-PE.
Condições de pagamento e descontos
Para o contribuinte que deseja aliviar o bolso, o Estado oferece um desconto de 7% no pagamento em cota única, com vencimento em fevereiro. Quem preferir o parcelamento poderá dividir o tributo em até dez vezes, com parcelas mínimas fixadas em R$ 54,78.
O cronograma de vencimentos é escalonado conforme o dígito final da placa, veja a tabela:
Final da placa Data de vencimento
1 e 2 5 de fevereiro
3 e 4 10 de fevereiro
5 e 6 19 de fevereiro
7 e 8 20 de fevereiro
9 e 0 25 de fevereiro
Alíquotas diferenciadas e novas isenções
Além da taxa geral, o governo manteve índices reduzidos para categorias específicas:
Caminhões e ônibus: 1%
Veículos a GNV (até R$ 100 mil): 1,5%
Motocicletas: entre 1% e 2%
A principal novidade para 2026 é a isenção para veículos com 20 anos ou mais de fabricação. Pernambuco era um dos poucos estados brasileiros que ainda cobrava IPVA de veículos independente do ano de fabricação.
Outras categorias que também não precisam pagar o IPVA são os veículos 100% elétricos, mototaxistas (cadastrados no Detran como categoria táxi), além de pessoas com deficiência (PCD), síndrome de Down ou transtorno do espectro autista.
Lembrando, o IPVA é apenas um item do licenciamento anual de veículos. Há ainda as taxas de licenciamento do Detran e, se houver, a quitação das multas de trânsito aplicadas ao longo do ano anterior. Não haverá cobrança do antigo seguro DPVAT que, em meio a polêmicas, foi extinto em 2020.
Comentários