X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Tubarão da espécie "lixa" é considerado inofensivo por especialistas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha
Mordida aconteceu na Praia do Porto, em Noronha |  Foto: reprodução/internet Imagen

Uma mulher de 46 anos de idade, natural do estado do Mato Grosso, levou uma mordida de um tubarão-lixa, enquanto nadava na Praia do Porto, no Arquipélago de Fernando de Noronha. nesta terça-feira (19). A turista deu entrada no Hospital São Lucas, em Noronha, foi medicada e liberada. 

Segundo relato da turista, ela estava nadando na Praia do Porto, próximo a uma embarcação onde estavam vários tubarões-lixa, quando de repente percebeu a mordida na região da coxa. A turista então pediu ajuda e foi resgatada por uma embarcação próxima, sendo encaminhada para o Hospital São Lucas, onde recebeu atendimento médico. O ferimento foi descrito como uma "lesão caracterizada por impactos provocados por estruturas cortantes, de aproximadamente 10 cm, em formato de arcada dentária, com múltiplas perfurações puntiformes". A mordedura superior foi descrita como superficial, enquanto a inferior atingiu o tecido subcutâneo.

ESBARRÃO

A mulher, cujo nome não foi divulgado, acredita que, ao nadar, encostou ou bateu no tubrão, já que havia outros tubarões próximos aonde ela estava. A espécie lixa é bastante comum em Fernando de Noronha e considerada inofensiva pelos especialistas. 

Segundo o membro científico do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões de Pernambuco (Cemit) e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Paulo Oliveira, o tubarão-lixa é uma espécie inofensiva, não sendo registrados incidentes envolvendo essa espécie e seres humanos, como banhistas, surfistas e mergulhadores, diferente de outras espécies, como o tubarão-tigre e o tubarão-cabeça-chata, que são consideradas potencialmente agressivas. Segundo Oliveira, a mordida de tubarão-lixa não causa grandes dilacerações, por possuir boca pequena e dentes pequenos, sendo caracterizada por ferimentos leves e arredondados.

A secretária executiva do Cemit, Danise Alves, afirma que pelo comportamento da espécie, é provável que o animal tenha realizado uma mordida investigativa e de defesa, após a turista "esbarrar" com o indivíduo acidentalmente, conforme relatado para Alves. Neste sentido, o Cemit considera que não houve incidente, mas sim um "encontro ocasional", o que resultou em um comportamento de defesa do animal. O Comitê aproveita para alertar que as pessoas não devem se aproximar dos animais intencionalmente porque, mesmo não sendo agressivos, podem tentar se defender, causando ferimentos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: