"Tardes no Polo" abre programação cultural da Semana Santa em Gravatá
Segunda edição do ano será realizada neste sábado e contará shows de jazz e MPB
Escute essa reportagem
As celebrações da Semana Santa começam mais cedo em Gravatá, a 84 quilômetros do Recife. Já neste sábado (23), haverá uma edição especial do projeto Tardes no Polo, na Rua Duarte Coelho, no bairro de Nossa Senhora das Graças, uma das principais da cidade conhecida como Suíça pernambucana.
Uma das atrações é um cortejo com personagens remetendo à Páscoa e ao espetáculo “Nossa Paixão”, o tradicional drama encenado em palco aberto no Centro da cidade. Os personagens devem emocionar quem estiver na Rua Duarte Coelho, no bairro Nossa Senhora das Graças, onde fica o Polo Moveleiro.
Das 16h às 21h, serão realizadas atividades gratuitas de lazer e cultura para adultos e crianças. Três minipolos abrigarão pocket shows de artistas locais de jazz, MPB e música regional.
“Neste ano, teremos a já tradicional programação religiosa da Semana Santa em Gravatá, e também eventos culturais, no Sábado de Aleluia. Vamos iniciar com o Tardes no Polo, que é um evento que já conquistou turistas e moradores, pelo clima agradável, de lazer e diversão, que toma conta do Polo Moveleiro. Gravatá é uma cidade com muita arte e unimos isso ao turismo com o projeto do Tardes no Polo”, destaca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.
A programação serve para toda família. As crianças também têm diversão garantida no sábado, com a Kombiteca, biblioteca itinerante da Secretaria de Assistência Social e Juventude.
Haverá brinquedos infláveis e uma programação especial de brincadeiras promovidas por monitores completam a área kids.
Para consolidar o município como um destino turístico na Semana Santa, haverá, em Gravatá, Espetáculo ao ar livre, shows de Jorge Aragão e Wallas Arrais, Vila da Páscoa e eventos religiosos prometem reforçar a alta temporada do turismo na cidade.
Segundo o secretário de Turismo, secretário Marllon Lima, a temporada da Semana Santa deste ano começou mais cedo para oferecer ao público um "aperitivo" para tudo o que foi preparado para o feriadão.
"Além do tradicional espetáculo Nossa Paixão, teremos shows com Wallas Arrais, Ávine Vinny, Jorge Aragão e o projeto Elas Cantam, com cantoras daqui da cidade fazendo um repertório bem bacana. Neste sábado, teremos shows também, de jazz e MPB, além de todo o charme do Polo Moveleiro. Aproveito para convidar todos para virem curtir a cidade, assistir ao espetáculo, aproveitar os shows e desvendar os roteiros de natureza que Gravatá oferece”, destacou.
O Tardes no Polo é uma iniciativa conjunta de vários órgãos da Prefeitura Municipal, tendo à frente a Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Neste mês, o Tardes no Polo conta com o apoio do Net.com, Alloc Locação para Eventos, Espaço Larissa Lima, Splash Piscinas e do Espaço Educar.
FERIADÃO DA SEMANA SANTA
Além dos shows no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, no Centro da cidade, a Semana Santa em Gravatá será marcada pela encenação do espetáculo ‘Nossa Paixão’, montado pelo Instituto Cultural e Ecológico Terra Agreste (Icetag).
A cada ano, o grupo investe em recursos tecnológicos e inovações tanto nos cenários, como nos diálogos e cenas que ajudam a contar a história da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Em 2024, será realizada a 41ª edição da montagem, com 1h40 de duração e mobilizando cerca de 200 pessoas, entre artistas, figurantes e equipes técnicas. Apoiada pela Prefeitura de Gravatá, a encenação ao ar livre tem direção de Alyce Alves, Ana Kelly Alves e Antônio Santos.
Será apresentada de 28 a 30 de março, sempre às 19h30, também no Pátio de Eventos, onde serão montados cinco grandes cenários reportando aos primeiros anos do cristianismo. O espetáculo é aberto ao público e a expectativa é que mais de 15 mil pessoas prestigiem a temporada.
Comece cedo
Para quem quiser sair cedo de casa para ir a Gravatá, no Agreste do Estado, a Tribuna Online preparou um roteiro especial, que começa depois da Serra das Russas. A programação pode ser cumprida em um dia ou dois, dependendo do ritmo do viajante. Vale para toda família ou para quem tem um amor para chamar de seu. Mas, diferente das outras opções, o Tardes no Polo só tem no sábado.
Manhã:
Desperte seus sentidos no Rainha da Pamonha: Mais do que um restaurante, uma experiência gastronômica que te transporta para a casa da vovó. Saboreie um café colonial farto com doces, salgados, comidas de milho e muito mais, tudo à vontade. E não deixe de apreciar a vista deslumbrante da Serra das Russas!
Parada cultural:
Estação do Tempo: Embarque em uma viagem no tempo no Vagão Museu, com exposições que mudam constantemente. Descubra artesanato local, roupas, bijuterias e as famosas "bonequinhas da Sorte", patrimônio cultural de Gravatá exportado até Amsterdã.
Reflexão e sabores ancestrais:
No Distrito de Mandacarú, a Igrejinha é refúgio para a alma, um convite à reflexão sobre o que realmente importa na vida. Próximo ao local, onde se realizam festejos juninos, também tem o Restaurante Casa de Mira, com culinária ancestral feita à lenha, com destaque para a costela de porco que desmancha na boca. Uma experiência gastronômica autêntica e inesquecível.
Tarde ou noite
Tardes no Polo: Entregue-se à magia da música e da cultura no evento mais badalado de Gravatá.
Tarde ou Noite:
Casa Mendez: Um espaço charmoso para relaxar e desfrutar de um café delicioso, um jantar especial ou um drink refrescante. A carta de vinhos é extensa e agrada aos paladares mais exigentes. A partir do final da tarde, o ambiente se torna ainda mais aconchegante e perfeito para finalizar o dia com chave de ouro.
SERVIÇO:
Tardes no Polo – Sábado, 23/3, das 16h às 21, no Polo Moveleiro (Rua Duarte Coelho, Nossa Senhora das Graças, Gravatá). Aberto ao público.
Comentários