Questão de gênero adia eleição dos indicados para vagas do Quinto Constitucional
OAB-PE apresentou ao TJPE lista com 3 homens e 3 mulheres. Justiça Federal alega que o que vale são os mais votados (5 mulheres e 1 homem)
Escute essa reportagem
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu a escolha dos nomes que serão indicados para as vagas do Quinto Constitucional (dispositivo jurídico que determina a reserva de um quinto das vagas de tribunais para advogados e membros do Ministério Público).
A lista com seis nomes foi definida nas eleições da OAB-PE (que aconteceram no dia 18 de novembro) e culminou numa lista com os nomes de cinco advogadas e um advogado. Essa lista deveria seguir para o TJPE que escolheria, através de uma outra eleição, três nomes para apreciação da governadora Raquel Lyra. Cabe a ela a escolha do nome final que irá ocupar um dos cargos de desembargador no TJPE.
Mas a Justiça Federal solicitou à Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco uma retificação na lista com os seis nomes dos candidatos. É que a OAB-PE apresentou ao TJPE uma lista sêxtupla com os nomes de três homens e três mulheres, alegando um equlíbrio de gênero e a existência de uma cota que garante a participação de 50% de mulheres na lista sêxtupla. O resultado da eleição apresentou cinco mulheres como mais votadas, à frente do primeiro homem.
A juíza Polyana Falcão Brito, da 10a. Vara Federal, que pediu a retificação da lista da OAB, registrou na decisão que deve ser incluído na lista sêxtupla todas as mulheres mais votadas, mesmo que o número supere a quantidade de homens indicados.
Em nota, a OAB-PE afirmou que tomou conhecimento da decisão pela imprensa e que está “analisando os fundamentos da decisão”, mas que “adotará as medidas judiciais cabíveis” para preservar os critérios de paridade de gênero e a reserva de vagas, que foi estabelecido em abril de 2022.
O TJPE afirmou que "cumprirá a decisão da Justiça Federal e quando a questão estiver resolvida em definitivo, o Pleno do TJPE escolherá uma lista com três nomes e enviará para a governadora”.
Comentários