Pernambuco sedia o maior congresso de enfermagem do Brasil e América Latina
26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) vai ser realizado de 16 a 19 de setembro, no Centro de Convenções
Escute essa reportagem
Pernambuco vai sediar, entre os dias 16 e 19 de setembro, o 26ª Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). Maior evento de saúde da América Latina, o 26º CBCENF vai ocupar as dependências do Centro de Convenções, em Olinda.
Nesta edição, o congresso vai discutir os desafios éticos, econômicos, tecnológicos e perspectivas futuras da ciência do cuidado em nível global.
“Os debates científicos programáticos, as qualificações que vamos oferecer e as discussões políticas que vamos travar terão impacto direto na assistência à saúde da população. Além disso, teremos uma feira de exposições, com produtos e tecnologias de última geração para apresentar ao público. Esses elementos convertem a enfermagem em um tema de relevante interesse público para a sociedade e para a imprensa”, considera o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
19 mil participantes estão escritos para comparecer presencialmente
Os números impressionam. No total, 19 mil participantes estão inscritos para comparecer presencialmente, durante o evento, e aproximadamente 22 mil pessoas fizeram inscrição para acompanhar o 26º CBCENF pela internet, por meio da plataforma CofenPlay.
Além de delegações de todo o Brasil, o evento vai receber representantes de Angola, Argentina, Paraguai, Portugal, Chile, Brunei, Cuba, Cabo Verde, Colômbia, Espanha, Benin, Guiné Bissau, São Tomé e Principe, Áustria, Canadá, Perú, Uruguai, Gana, México, Argélia, África do Sul e Camarões.
A expectativa da organização é atrair cerca de 10 mil turistas e com isso, segundo estimativas do setor de hotéis, bares e restaurantes, movimentar cerca de R$ 28 milhões na economia local.
Programação - A programação científica do 26º CBCENF conta com 02 seminários, 05 encontros temáticos, 19 cursos, 40 sessões científicas, apresentação de trabalhos científicos, lançamento de livros, simulações realísticas e exposição de técnicas e tecnologias que vão moldar o futuro da saúde pública.
O evento também vai ter uma extensa programação cultural. Todas as informações estão disponíveis no site: www.cbcenf.cofen.gov.br.
“Vamos sediar a maior edição da história. É um orgulho para o nosso estado receber um evento desse porte, capaz de reunir pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o planeta, legítimos representantes de uma das profissões mais respeitadas do mundo”, destaca o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), Gilmar Junior.
A enfermagem é a maior categoria profissional da saúde e, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2020), responde por 59% da força de trabalho do setor. De acordo com dados do Cofen, atualmente, existem três milhões de profissionais de Enfermagem no Brasil, dos quais 147 mil estão em Pernambuco.
Busão científico: Para garantir a locomoção dos estudantes e profissionais de enfermagem que moram no interior do estado, e que estão inscritos no 26º CBCENF, o Coren-PE vai disponibilizar gratuitamente acesso ao Busão Científico.
Os ônibus sairão das cidades de Petrolina (com saída no dia 15/09), Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru, Palmares, Goiana e Limoeiro, com destino a Olinda, no dia 16/09 e retornarão no dia 19/09, saindo do Centro de Convenções de Pernambuco, às 13h, com destino ao seu local de partida.
Outras informações neste site:
O que? 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF)
Onde? Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda).
Quando? 16 a 19 de setembro de 2024
Quem? O evento será realizado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE)
Como? O evento é presencial e online: 19 mil participantes estão inscritos para comparecer presencialmente e 22 mil estão inscritos para acompanhar as transmissões online, por meio da plataforma CofenPlay (disponível nas lojas de apps).
Por que? Discutir os desafios éticos, econômicos, tecnológicos e perspectivas futuras da enfermagem global
Comentários