Pelo menos seis ciclistas foram mortos no Grande Recife desde setembro
Neste domingo, um idoso de 61 foi atingido por um veículo em Jaboatão dos Guararapes, na BR-232, e faleceu
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Na manhã deste domingo (17), um homem de 61 anos, que trafegava de bicicleta no acostamento da BR-232, no município de Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, foi atingido por um veículo e faleceu no local.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu na traseira da bicicleta, no quilômetro 17,2 da rodovia, no sentido interior. Ele é o sexto ciclista que morre no Grande Recife desde setembro.
O condutor do veículo, um homem de 47 anos, saiu ileso do acidente. O teste de alcoolemia realizado no local apresentou resultado negativo. No entanto, ele foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil de Prazeres e autuado em flagrante.
Equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) estiveram presentes para realizar os procedimentos periciais e a remoção do corpo. A PRF não divulgou informações sobre a ocorrência de audiência de custódia.
Antes da morte do idoso, um ciclista de 46 anos perdeu a vida ao levar uma tranca de um micro-ônibus no bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife.
A morte deste domingo ocorreu cinco dias após audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, solicitada pela deputada Rosa Amorim (PT), para debater o tema “Os desafios da implementação da mobilidade urbana, segura e sustentável na Região Metropolitana do Recife”.
“É lamentável ver essas mortes de ciclistas no trânsito e essa situação não pode passar sem ser debatida e com uma atuação firme dos municípios e do estado para cuidar da população”, destacou Rosa Amorim.
A secretária de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Cristina Aroucha, ressaltou as ações do governo estadual para ampliar a infraestrutura cicloviária, como a implantação de ciclofaixas na BR-232 e na PE-15, em consonância com o Plano Diretor Cicloviário. “Temos dialogado muito com a CTTU, a Ameciclo e outras entidades. É preciso implementar o Plano, que existe desde 2014, ou revisá-lo. A secretaria e o Detran estão à disposição para esse debate”, garantiu.
O evento contou com a presença do gerente de projetos cicloviários da CTTU, Antônio Henrique Cavalcanti, de Daniel Valença, da Ameciclo, do presidente do Sindicato dos Rodoviários, Aldo Lima, e de diversos representantes da sociedade civil, que lotaram o auditório Ênio Guerra.
Entre os encaminhamentos definidos na audiência estão: a formação de um Grupo de Trabalho (GT) com prefeituras e governo estadual; a construção de ciclovias e ciclofaixas protegidas nos municípios e nas rodovias BR-232 e BR-101 e a proibição de desligar fiscalização eletrônica em fins de semana e feriados.
Também está incluído debate sobre a redução das velocidades máximas nas cidades para 30 a 40 km/h; a destinação de 85% dos recursos de mobilidade no PAA e na LOA para o Plano Diretor Cicloviário; a criação de faixas exclusivas para ônibus; a redução do preço das passagens de ônibus; a promoção de melhores condições para trabalhadores que utilizam bicicletas como transporte; a fiscalização rigorosa dos limites de velocidade; ações educativas voltadas ao trânsito, com foco no uso de bicicletas, destinadas a profissionais, autoescolas, escolas e redes sociais; e a instalação de bicicletários e vestiários na Alepe.
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