X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Obra na Avenida Caxangá vai melhorar abastecimento d’água no Cordeiro e no Zumbi

Ação da Compesa visa reduzir vazamentos e melhorar as pressões nas áreas dos dois bairros, o que vai resultar em mais água para 16 mil pessoas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Obra na Avenida Caxangá vai melhorar abastecimento d’água no Cordeiro e no Zumbi
A obra está sendo realizada no período noturno para reduzir impacto no trânsito |  Foto: Aluísio Moreira/Divulgação

Moradores de parte dos bairros do Cordeiro e Zumbi, na Zona Oeste do Recife, serão beneficiados a partir do próximo mês com uma melhoria no abastecimento de água.

Equipes da Compesa estão executando uma obra na Avenida Caxangá, no cruzamento entre as ruas Souza Bandeira e Estevão da Costa, para substituir a rede antiga do local por tubos PEAD, um material mais resistente, durável e seguro.

A troca dessa tubulação visa reduzir vazamentos e melhorar as pressões nas áreas dos dois bairros, o que vai resultar em mais água nas torneiras para 16 mil pessoas.

Já foram executados mais de 60% dos serviços planejados para a intervenção, que deve ser finalizada até o final deste mês.

A execução da obra compreende um trecho de cerca de 300 metros da Avenida Caxangá. As atividades ocorrem sempre no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 22h às 5h, para reduzir o impacto das intervenções no trânsito, que é intenso na área.

O diretor Regional Metropolitano da Compesa, Flávio Coutinho, explicou que o abastecimento nessa região, que é diário, vai continuar, porém com melhores pressões na rede.

“A obra está sendo bastante esperada pela população que reside próximo à Av. Caxangá, especialmente entre as ruas Costa Maia e Visconde de Uruguai, que enfrentam baixa pressão. Os moradores seguirão com água todos os dias, mas chegando mais forte nas torneiras”, destacou.

PACOTE DE AÇÕES

A intervenção está incluída no pacote de ações da Compesa voltado ao combate das perdas de água e na otimização do abastecimento na capital pernambucana, um investimento de R$ 50 milhões ao longo dos cinco anos de contrato.

A operação preventiva focada em detectar e solucionar vazamentos ocultos (aqueles em que a água não aflora na via) também visa à modernização das redes de distribuição de água.

Dentre as ações, já foi iniciada a substituição de redes antigas e, até outubro de 2026, serão substituídos 16 km de tubulações que vêm prejudicando o fornecimento de água de vários bairros da cidade.

Quando essas ações forem finalizadas, a Compesa vai melhorar o abastecimento dos 41 bairros do Recife.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: