Micro-ônibus atinge mais de 30 pessoas em procissão e deixa 5 mortos
Nove ambulâncias do Samu foram deslocadas para atender aos feridos
Escute essa reportagem
Mais de 30 pessoas foram atropeladas durante a procissão Cristo Vive, realizada pela Igreja Perpétuo Socorro, na Avenida Barreto de Menezes, no bairro de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Neste domingo de Páscoa, cinco perderam a vida, segundo dados atualizados nesta segunda-feira (1) pela Secretaria de Saúde de Pernambuco,
Todas foram atingidas por um micro-ônibus que passava na via pública num momento em que celebravam a vida.
O Samu Metropolitano do Recife foi acionado, às 16h57 deste domingo (31). Ao todo, nove ambulâncias do Samu, dos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Cabo de Santo Agostinho e Moreno, além de viaturas do Corpo de Bombeiros, foram empregadas na ocorrência.
A produção da TV Tribuna recebeu vários vídeos chocantes sobre o acidente, com pessoas feridas estiradas na rua, num momento que deveria ser dedicado à fé. O local foi isolado pelo Batalhão de Choque e lençóis brancos cobriram os corpos. Uma das pessoas fez um vídeo do motorista correndo, sem prestar socorro, com receio de ser linchado.
Governadora promete punição da polícia aos responsáveis
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), prestou solidariedade às famílias das vítimas. "Meus sentimentos aos fieis e familiares vítimas do atropelamento ocorrido hoje, durante procissão de Jaboatão, que vitimou pelo menos quatro pessoas. Triste em saber da notícia neste domingo de Páscoa. O SAMU e os Bombeiros prestaram socorro imediato e a polícia já está atuando para investigar e punir os responsáveis", disse.
As vítimas fatais com identificação tinham de 21 a 75 anos. Três são do sexo masculino, quatro do feminino. Houve divergências de números entre autoridades neste domingo e nesta segunda-feira. Aparentemente, por conta de cobranças rápidas sobre o estado de saúde das vítimas.
Os óbtidos foram registrados em várias etapas: antes do atendimento, durante e depois (já em unidades hospitalares). O micro-ônibus ficou com a frente bem danificada.
Em nota, o Governo do Estado se pronunciou à imprensa sobre o trágico acidente. Em um dos trechos, o comunicado diz:
"A ocorrência está sob a responsabilidade da Delegacia de Plantão de Prazeres. A identificação e localização do motorista é prioridade para a Polícia Civil de Pernambuco. O micro-ônibus integra o transporte complementar da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, que concede a permissão". O motorista está foragido, portanto, segundo esta informação.
Solidariedade da Arquidiocese de Olinda e Recife
A Arquidiocese de Olinda e Recife também prestou solidariedade, por meio de nota, além de cobrar a punição dos responsáveis.
"Toda Arquidiocese de solidariza com o Padre Paulo, pároco desta parcela do Povo de Deus, bem como com toda comunidade enlutada nesse momento de dor. No ato do acidente, o Pe. Paulo ofereceu os Sacramentos para os envolvidos que foram vitimados e a paróquia está prestando o necessário apoio a todos", destacou um dos trechos do comunicado.
"Requeremos das Autoridades Públicas que a situação seja averiguada, com todos os envolvidos no acidente devidamente responsabilizados", acrescentou a Arquidiocese.
Veja a cobertura na 1ª edição do Jornal da Tribuna, no canal 4.1.
Comentários