Gigante do mar é retirado da praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá
Cachalote de 11,8 metros é removido após ser encontrado morto
Escute essa reportagem
A baleia encontrada morta na praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, tem um tamanho de 11,8 metros e estava em estágio avançado de decomposição. O animal pertence à espécie cachalote, a mesma que inspirou o romance baseado em fatos reais chamado Moby Dick. Era um macho adulto e tinha marcas de tubarão no corpo. A cachalote pode atingir até 20 metros e têm o maior cérebro da terra.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o corpo do animal foi retirado da praia na manhã deste sábado (26). O instituto ainda não informou as causas da morte, mas não havia indícios de que tenha se enganchado em material de pesca.
As mordidas no corpo, por sua vez, podem ter ocorrido após sua morte. São analisadas também as seguintes possibilidades: ela pode ter adoecido ou pode ter batido em alguma embarcação.
A baleia cachalote vive em águas muito profundas e, na costa brasileira, costuma aparecer no Nordeste. A espécie é a maior das baleias dentadas (odontocetos) e o maior predador com dentes. Alimenta-se normalmente de lulas-gigantes, raias, tubarões e peixes ósseos de profundidade.
Segundo o ICMBio, o mamífero provavelmente encalhou na quinta-feira (24). A baleia foi enterrada num lugar próximo onde morreu, mas fora da linha da maré.
Segundo informações do instituto, a base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) na Ilha de Itamaracá está normalmente em operação, com 17 animais sendo cuidados. A área turística, no entanto, está sendo reestruturada, com processo de concessão em fase final. Está fechada desde 2017.
Comentários