X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Escolas de Palmares (PE) recebem curso gratuito de preservação do patrimônio

As inscrições estão abertas até 06 de outubro e podem ser feitas on-line


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Escolas de Palmares (PE) recebem curso gratuito de preservação do patrimônio
O prédio da Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho é um dos patrimônios de Palmares |  Foto: Divulgação/Luiz Antônio Silva/POEMA Comunicação

Abordar o conceito de preservação do patrimônio em sala de aula pode ser uma tarefa desafiadora. Para apoiar professores dos ensinos fundamental e médio e disseminar ferramentas e conhecimento a respeito da importância da preservação dos patrimônios material e imaterial das cidades foi desenvolvido o curso gratuito ‘Quem conhece, protege’. Em sua terceira edição, o curso chega à cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, e está com inscrições abertas até 06 de outubro.

A formação tem como objetivo difundir nas escolas a temática da preservação patrimonial, através da qualificação de professores dos ensinos fundamental e médio, pedagogos e estudantes de pedagogia. Realizado pela produtora Arkhé Cultural com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e apoio da Faculdade Aemasul, o curso vai compartilhar conhecimentos e ferramentas didático-pedagógicas relacionados às temáticas dos bens culturais, do patrimônio, da memória e da cidadania.

Em Palmares, as aulas ocorrerão entre 14 de outubro e 04 de novembro e as inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site www.arkhecultural.com.br. O curso possui uma carga horária de 40h dividida entre encontros presenciais e on-line (vide serviço). Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 20% delas ofertadas a pessoas com deficiência.

PATRIMÔNIO E MEMÓRIA

"O curso, em sua terceira edição, chega ao município de Palmares após ter passado por Arcoverde e Triunfo, onde obteve uma excelente adesão e envolvimento dos participantes. Nossa proposta é apresentar referenciais teóricos que ampliem a percepção dos alunos sobre a temática principal da formação — patrimônio cultural e memória — e combiná-los com metodologias de trabalho que sirvam como guia para o desenvolvimento de iniciativas de reconhecimento e promoção do patrimônio cultural em cada território", explica Jamille Barbosa, produtora cultural responsável pela Arkhé Cultural.

As vagas serão prioritariamente preenchidas por professores dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Palmares, mas também podem se inscrever pedagogos e estudantes de Pedagogia com residência em Palmares e cidades vizinhas. A partir do curso, os participantes aprenderão a aplicar a temática da preservação do patrimônio de forma transversal e multidisciplinar, relacionando em sala de aula as práticas culturais e o exercício da cidadania sob a ótica da preservação.

VIVÊNCIA PRÁTICA

No final da semana de aulas presenciais, os alunos terão a oportunidade de participar de uma aula de campo chamada Arruar por Palmares. Através dela, os alunos aplicam os conceitos aprendidos em sala de aula a partir de uma vivência prática de visitação aos principais edifícios ou casas que compõem o patrimônio histórico-cultural da cidade. O percurso é estruturado de maneira a incluir também a passagem por locais que exemplifiquem as manifestações culturais que simbolizam o patrimônio imaterial de Palmares.

Todo o curso é ministrado pelo professor Thiago Nunes Soares, mestre e doutor em História pelas universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), respectivamente. Especialista em docência, ele possui formação em educação patrimonial e é professor titular da Universidade de Pernambuco (UPE).

Durante o curso, Thiago Nunes fará uma abordagem associativa com os conteúdos das disciplinas já trabalhadas em sala de aula como história, literatura, geografia e português. “A educação patrimonial é um dos fios condutores para a construção de identidades individuais e coletivas. Ela possibilita que a comunidade escolar se envolva no processo de identificação, valorização e preservação dos bens culturais. Assim é possível promover o engajamento social, a cidadania e a formação de uma consciência crítica para os estudantes e para os sujeitos e instituições que com eles se relacionam, como é o caso dos familiares, grupos culturais, entre outros”, resume o professor.

PATRIMÔNIO DE PALMARES

Além de disseminar os conceitos em torno do patrimônio, o curso pretende identificar junto aos alunos quais são os principais patrimônios materiais e imateriais da cidade, como o Cineteatro Apolo que é o primeiro teatro a funcionar no interior de Pernambuco e o terceiro mais antigo do estado. A cidade também abriga a primeira loja maçônica de Pernambuco e é o berço de nomes como os do poeta Ascenso Ferreira e do escritor e teatrólogo Hermilo Borba Filho, mantendo em funcionamento a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho.

As aulas contarão com acessibilidade para pessoas cegas e surdas ou ensurdecidas. Do total de vagas, 20% serão reservadas para pessoas com deficiência e serão disponibilizados os recursos de audiodescrição e intérprete de Libras. A Faculdade Aemasul, onde será ministrado o curso, também oferece todos os requisitos para a acessibilidade física.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: