X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Avenida Dantas Barreto, no Centro, agora tem sentido único e redução de velocidade

Via pública ganha tratamento de travessias e implantação de ciclofaixa: veja todas as mudanças


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Avenida Dantas Barreto, no Centro, agora tem sentido único e redução de velocidade
Os condutores também poderão acessar a Avenida Dantas Barreto a partir da Praça da República |  Foto: Divulgação

A pista central da Avenida Dantas Barreto, localizada no Bairro de São José, passou a ter sentido único, enquanto a via local teve seu fluxo invertido a partir desta segunda-feira. Essa mudança integra o Plano de Circulação do Centro do Recife, elaborado pela Prefeitura do Recife com o objetivo de otimizar a conexão entre os bairros centrais (São José, Santo Antônio e Bairro do Recife) e as Zonas Sul e Oeste da cidade.

A intervenção inclui a implementação de uma nova ciclofaixa e a redução da velocidade permitida para 40 km/h, promovendo maior segurança viária para pedestres e ciclistas.

Com a nova configuração, o trecho entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Avenida Sul, que antes permitia fluxo em ambos os sentidos e era reservado apenas para sete linhas de ônibus, agora terá sentido único em direção à Avenida Sul. Isso facilitará a circulação de diferentes tipos de veículos e contará com uma ciclofaixa bidirecional.

Além disso, motoristas que acessam a Avenida Dantas Barreto pela Avenida Sul, vindo da Zona Oeste, poderão dirigir-se ao Centro, estabelecendo uma nova conexão com a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Avenida Martins de Barros.

Os condutores também poderão acessar a Avenida Dantas Barreto a partir da Praça da República. O fluxo em direção a Boa Viagem, na Zona Sul, seguirá pela Avenida Dantas Barreto e no cruzamento com a Rua do Peixoto haverá um giro à esquerda. Daí o acesso se dá pela Rua Padre Muniz e Viaduto do Forte das Cinco Pontas - sentido Boa Viagem. Os condutores com destino à Zona Oeste poderão seguir em frente pela Dantas Barreto e acessar a Rua Imperial na Praça Sergio Loreto.

Para quem vier da Zona Sul pelo Viaduto do Forte das Cinco Pontas o acesso à Avenida Dantas Barreto será feito através da nova alça de acesso à Avenida Sul, em seguida pela Praça Frei Caneca, Praça das Cinco Pontas, Rua Vidal de Negreiros, Rua Imperial para então acessar a Avenida Dantas Barreto.

Outra novidade é a implantação de uma ciclofaixa bidirecional na Avenida Dantas Barreto, com 1 km de extensão, oferecendo um espaço protegido para ciclistas. Nas próximas fases do Plano de Circulação do Centro do Recife, a estrutura cicloviária será expandida para incluir, entre outras conexões, a ligação com a Praça da Independência.

Pensando na mobilidade ativa, a sinalização da área contará com uma soma de 46 travessias de pedestres, contando com a Avenida Dantas Barreto e com suas transversais. Boa parte delas será semaforizada e situada perto de pontos de interesse e áreas de embarque e desembarque do transporte público, assegurando segurança para o grande número de pedestres que circulam pela região.

Durante o período de adaptação, orientadores e agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local orientando e organizando o trânsito. Em caso de dúvidas, a população pode acionar o órgão pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

MANUTENÇÃO VIÁRIA - A Prefeitura do Recife está investindo R$ 3,7 milhões na intensificação do Programa de Manutenção de Sinalização Viária, que contribui diretamente para a redução dos sinistros de trânsito e para salvar vidas. Até o fim deste ano, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), responsável pelo projeto, vai revitalizar as sinalizações horizontais e verticais de dez grandes corredores viários, de pelo menos 200 vias - incluindo as rotas cicloviárias -, além de 15 áreas escolares e 15 comunidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: