X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

Avançam processos para beatificar e canonizar Dom Vital e Dom Hélder

Vaticano anunciou a nomeação de um relator para o caso


Imagem ilustrativa da imagem Avançam processos para beatificar e canonizar Dom Vital e Dom Hélder
|  Foto: © Divulgação/CNBB-NE2

A Igreja no Brasil, em especial a Regional Nordeste 2 da CNBB, está celebrando os mais recentes avanços nos processos de beatificação e canonização de Dom Vital (1844-1878) e Dom Hélder Câmara (1909-1999).

O Dicastério das Causas dos Santos comunicou nesta sexta-feira, que nomeou o monsenhor espanhol Melchor José Sanchez de Toca y Alameda como relator  do processo de dom Hélder Câmara.

Esse documento resume toda documentação já enviada pela arquidiocese e prova que o Servo de Deus viveu em grau heróico, as Virtudes Teologais (Fé, Esperança e Caridade); b) Virtudes Cardeais (Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança); e as Virtudes de Estado Clerical (Pobreza, Humildade, Castidade e Obediência).

O relatório também incluirá depoimentos de testemunhas, além de reunir os documentos mais relevantes de autoria de Dom Helder ou produzidos sobre ele. 

O processo de beatificação e canonização de Dom Helder foi aberto pela Igreja pernambucana em 2014 e a fase arquidiocesana foi concluída em 2018. No ano passado, durante o 18º Congresso Eucarístico Nacional, a Santa Sé anunciou a validação jurídica de todo o material enviado a Roma.

Dom Vital a um passo de se tornar Venerável

A Topografia Vaticana deu início à impressão do processo de beatificação e canonização de dom Vital. A expectativa agora é que nos próximos dias o documento seja entregue aos membros das comissões romanas formada por historiadores, teólogos, bispos e cardeais.

O processo de beatificação e canonização de Dom Vital foi aberto oficialmente em 1953 e retomado em 1992. A fase diocesana foi encerrada em 2003 e a documentação enviada ao Vaticano. 

Na última terça-feira (4), a Igreja fez memória aos 145 anos de morte do religioso que foi o primeiro bispo capuchinho do Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: