X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Pedido para liberar a praia da casa do governador para banhistas


Uma representação foi feita junto à Procuradoria do Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF-ES) para que a população tenha acesso à praia da Residência Oficial do governo do Estado, localizada na Praia da Costa, em Vila Velha. 

O documento que pede a liberação foi protocolado pelo deputado Sérgio Majeski (PSB), no início deste mês. Entre os argumentos para que o acesso à praia seja liberado para todo os cidadãos, o parlamentar frisa que o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, regulamentado no ano de 2004, estabelece que as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse da segurança nacional ou incluídos.

Imagem ilustrativa da imagem Pedido para liberar a praia da casa do governador para banhistas
Vista da Residência Oficial e da praia |  Foto: Reprodução internet

“É um flagrante caso de desrespeito à legislação. A sociedade capixaba já tem que arcar com os custos de manutenção da residência oficial e o uso restrito da praia é mais um privilégio que não cabe mais nos dias de hoje. Anteriormente, a administração estadual informou a existência de um projeto para a criação de um parque no local, mas até agora nada evoluiu. É perfeitamente viável a construção de uma via de acesso público à praia e a colocação de cercas para garantir a segurança da área da residência do Governo, caso realmente não se opte por dar uso social ao local”, destaca Majeski, que em 2017 propôs o fim do imóvel, mas o projeto acabou arquivado.

A Residência Oficial foi construída em 1924, pelo Interventor do Estado, Doutor João Punaro Bley, que desapropriou o loteamento onde antes havia a “Fazenda da Costa”, criada em 1535 nos primórdios da Capitania Hereditária do Espírito Santo pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho.

A praia particular nas dependências da Residência Oficial possui cerca de 160 metros de extensão, sendo uma das maiores da região. Próximo à ela, está a Praia Secreta, que tem aproximadamente 60 metros, e a do Bananal, com em torno de 50 metros de extensão. 

Além do portão e dos muros que cerca a Residência Oficial, a praia ainda fica isolada por estar encravada em uma área entre uma região de árvores e pedras, além de não ter faixa de areia que a ligue às praias vizinhas. 

Pelo mar, o acesso é delimitado por conta de boias instaladas a uma distância da faixa de areia, restringindo o acesso ao local. 

A segurança do local é de responsabilidade da Casa Militar, segundo consta no site da secretaria. 

Na cidade de Vila Velha aconteceu algo similar com a Praia Secreta, onde em determinado momento o acesso à areia e ao mar foi restringido pela construção de um muro de um empreendimento imobiliário. Após intervenção do poder público, a situação foi regularizada e o acesso permanente foi criado, respeitando a legislação.

A representação ainda tem como endereçados a Prefeitura Municipal de Vila Velha e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Outro lado 

O governo do Estado foi procurado pela reportagem. "A Procuradoria-Geral do Estado informa que ainda não foi notificada", informou.

Já o Ministério Público Federal informou que o conteúdo da representação está sendo apurado e analisado pelo órgão.

A Prefeitura de Vila Velha foi procurado, mas ainda não deu retorno. Assim que a resposta for enviada, a matéria será atualizada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: