Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Partidos cancelam eventos

| 17/03/2020, 07:04 07:04 h | Atualizado em 17/03/2020, 07:09

A pandemia de coronavírus está mudando a rotina em todo o mundo e não seria diferente com os partidos políticos. Muitos já estão adiando e até cancelando eventos partidários, de filiações e de lançamentos de pré-candidaturas.

Pelo menos 7 partidos adotaram as medidas. O PSB vai adiar por 30 dias todos os eventos partidários deste mês. O Cidadania e o PP, que teriam encontros estaduais das siglas no final do mês, cancelaram. O partido Republicanos cancelou os encontros que faria em Guarapari, Sooretama e Itapemirim. As filiações serão pela internet. O PSL e o PSC adiaram os encontros do partido e o PT cancelou a ida no ato do Dia Nacional de Lutas (18) e programações do mês das mulheres e das eleições.

O MDB tem encontro estadual na próxima semana e vai definir, até quarta-feira (18), se mantém. Assim como o PDT, que está decidindo se continua de pé a convenção no dia 4 de abril. As convenções, porém, que ocorrem em julho estão mantidas.

Mais medidas

O TRE suspendeu os atendimentos presenciais nos cartórios eleitorais de todo o Estado até o dia 29 de março. A OAB-ES também emitiu um comunicado suspendendo reuniões e eventos até sexta-feira. A suspensão é para encontros, palestras e cursos. O governador Renato Casagrande também informou que as solenidades públicas estão suspensas.

Como não?

A deputada federal Soraya Manato e o marido, Carlos Manato, participaram da manifestação, no domingo, em prol do Presidente e contra o Congresso e o STF. Os dois são médicos. “Não fizemos qualquer convocação. Nós fomos correr o risco, colocando as nossas vidas em risco, mas fomos em apoio ao Presidente. Não colocamos a população em risco”.

Energia solar na Ufes

A bancada federal capixaba foi recebida na segunda-feira (16) pelo reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, que inaugurou o sistema de energia solar fotovoltaica no campus. A Ufes recebeu emenda de R$ 18 milhões e instalou 17 mil painéis. A expectativa é de redução de 30% no gasto com energia elétrica.

DEM sai em socorro a Cleber Felix

O DEM-ES, novo partido do presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix, protocolou na segunda Ação de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça, com pedido de medida cautelar, para garantir que Cleber siga na presidência.

O partido alega que os artigos do regimento que preveem a destituição de membros efetivos da Mesa Diretora pelo próprio plenário, são inconstitucionais.

Resultado de teste de Mameri sai até quinta

O deputado estadual Emílio Mameri fez na segunda de manhã o teste de coronavírus. Segundo sua assessoria, ele acordou com crise alérgica e espirrando e, por ser da área de saúde e do grupo de risco (ele é médico e tem 66 anos) decidiu fazer o teste que deve sair o resultado até quinta. Ele não tem outros sintomas. Já o senador Marcos do Val também resolveu fazer o teste após estar com assessores de um parlamentar que foi diagnosticado positivo para Covid-19.

GALERIA

Projeto em conjunto

Os vereadores Davi Esmael (Vitória) e Arnaldinho Borgo (Vila Velha) estão alinhando um projeto de lei que prevê profissionais especializados para crianças com autismo nas escolas públicas e privadas.

Ministro na mira

Parlamentares recorreram à decisão de um ministro do STF de arquivar pedido de impeachment contra o ministro da Educação. Segundo o senador Fabiano Contarato, o recurso é para que o caso vá a plenário.

Quem diria...

A deputada Janaina Paschoal (PSL-SP), que ficou conhecida pelo pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, pediu na segunda, da tribuna da Assembleia de São Paulo, a saída de Bolsonaro da Presidência. “Tem que sair. Deixa o Mourão”.

Depois de trump...

Bolsonaro vai, finalmente, reconhecer a gravidade do coronavírus?

SUGERIMOS PARA VOCÊ: