Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Papo reto

| 03/03/2020, 08:52 08:52 h | Atualizado em 03/03/2020, 09:18

O governo brasileiro está inconformado com o que considera demora da Organização Mundial da Saúde em decretar pandemia do coronavírus.

Em áudio enviado a autoridades, o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, diz que o órgão “peca em não dizer de forma franca que o vírus se espalhou e que não é possível contê-lo”.

A pandemia muda o enfrentamento da doença, em vez de tentar localizar casos, o sistema passa a atuar para evitar mortes em grupos de risco.

Calmante
“Na nossa avaliação, esta já é uma pandemia, ou seja, já temos caso de transmissão local em todos os continentes”, disse o secretário. Para a pasta da Saúde, a posição da OMS é um dos motivos que dificultam o convencimento da sociedade de que não há razão para pânico.

Suspenso
A consultoria McKinsey decidiu interromper sua programação no Brasil por três dias por causa do coronavírus. A empresa fica no mesmo prédio da corretora XP, onde foi confirmado o segundo caso da doença no País.

Deixa quieto
Auxiliares de Wilson Witzel (PSC) desaconselharam o governador do Rio a visitar as cidades de Silva Jardim e Rio Bonito, no interior do estado, para evitar encontrar afetados pela enchentes. A justificativa era de que estavam “nervosos”. Na capital, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) foi alvo de protesto.

Que fase
Parlamentares vêm responsabilizando, nos bastidores, Paulo Guedes (Economia) pelo impasse na discussão do Orçamento. Com a anuência do ministro, a equipe econômica ajudou a costurar o acordo condenado por Bolsonaro. A suspeita é de que Guedes não repassou aos colegas de Esplanada o negociado.

Perdão I
Um dos defensores de uma anistia para policiais federais, o deputado Aluisio Mendes (PSC-MA) foi indicado por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para ser o presidente da comissão mista da medida provisória que reestrutura a PF e dá aumento para cargos de chefia. Ele e mais quatro parlamentares apresentaram emendas nesse sentido à MP.

Perdão II
O senador Marcos do Val (Pode-ES), um dos autores das emendas, deve ser o relator. A ideia é perdoar faltas ou processos administrativos em decorrência de movimentos grevistas. A proibição, prevista na Constituição para militares, foi estendida a policiais federais pelo Supremo em 2017.

Defesa
A Medida Provisória 914, que tramita no Congresso e muda a forma de escolha de dirigentes de universidades e institutos federais, entrou na mira da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). Nota técnica dos procuradores diz que a proposta viola a gestão democrática na educação.

Sem discussão
Segundo a Procuradoria, a MP diminui a participação da sociedade civil. A nota afirma também que a urgência pedida na medida provisória impede um debate sério sobre o tema.

Crateras I
O número de pedidos de tapa-buraco à Prefeitura de São Paulo cresceu 19% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 12.660 queixas feitas ao Portal 156 da gestão Bruno Covas (PSDB), média de uma a cada três minutos. Em 2019, foram 10.642.

Crateras II
No ano passado, a prefeitura afirmou que tapava entre 800 e 1.000 buracos por dia, em meio a uma operação para zerar solicitações antigas. Os pedidos de tapa-buraco representam pouco mais de 10% dos serviços realizados por meio do Portal 156, o canal disponibilizado pelo município para manter contato com o cidadão.

Mais um
O Ministério da Economia recebeu até ontem indicações para formar o Subcomitê de Monitoramento de Riscos de Dados e Informações. A entidade ficará responsável por criar procedimentos para evitar conflitos entre o Plano de Dados Abertos e a Lei Geral de Proteção de Dados. O primeiro encontro deve ocorrer até o dia 13.

Casamento
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) prevê concluir a situação da compra da Fox pela Disney até abril. Diante da falta de interessados na aquisição da Fox Sports, o órgão decidiu reavaliar o caso e ainda tenta achar uma solução para o negócio.

Tiroteio
“Mais uma declaração desastrosa do prefeito, que não é infeliz só quando fala. Sua administração é uma infelicidade completa”. Do deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), sobre Marcelo Crivella atribuir a culpa pelas enchentes na capital carioca à população.

Publicação simultânea com a Folha de São Paulo

SUGERIMOS PARA VOCÊ: