Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Papel do contador na legislação fiscal é fundamental para o País

| 22/09/2020, 11:04 11:04 h | Atualizado em 22/09/2020, 11:06

O ano de 2020 evidencia a aparição de verdadeiros heróis necessários ao Brasil, devido à calamidade decorrente da pandemia que assombra o País.

Com isto, diversos profissionais se tornaram a nossa salvação, quer seja da saúde, segurança, assistência social, imprensa, limpeza e higiene, da tecnologia da informação, etc. Um que, despercebidamente, se tornou essencial para todos, quer seja no setor de comércio, serviços e indústria ou no setor público, é o profissional contábil.

Com a chegada da Covid-19 ao Brasil, iniciou-se o fechamento das atividades produtivas: primeiro o setor de comércio, de serviços, industrial e o setor público. Entretanto, as soluções vieram rapidamente com os serviços em home office e as entregas em delivery. Com isso, surgiu uma incógnita: como não parar toda a economia do País?

Eis que entra em ação o contador, executando a parte fiscal das atividades econômicas. Além dos profissionais da segurança, saúde, transportes e imprensa, verdadeiros heróis na pandemia, não se pode deixar de fora o contador, que tem o seu dia comemorado em 22 de setembro.

Constata-se que a célebre frase, muito comentada em 2013, ano da contabilidade do Brasil, encontra-se em plena aplicação: “Sem contador, o Brasil pára”. Um especialista sem igual, completo e imprescindível em todos os setores, pois fornece as informações de forma transparente e trabalha a saúde financeira de todos os setores.

Sem o contador, como ficaria o cálculo do PIB nacional, da transparência no setor público e, principalmente, o faturamento das empresas? Realmente, não somos valorizados, entretanto, somos brasileiros, e como tais, “não desistimos nunca”, apesar de sua baixa remuneração.

O contador é um profissional dedicado e fiel cumpridor da legislação fiscal. No setor privado e no público, ele atua com a mesma dedicação, pois em ambos o seu nome e profissionalismo o marca como um gerador de informações para a tomada de decisão.

A prestação do serviço contábil não foi interrompida em face do isolamento social, em decorrência do estado de calamidade pública na luta contra a Covid-19.

Entretanto, nos adaptamos ao atendimento e demandas, trabalhando em home office. Não deixamos de lado nossos clientes, até nossos telefones celulares passaram a ser meio de comunicação entre a informação e a tomada de decisão.

Sim, trabalhamos para o Fisco, intermediando a relação fiscal e empresarial, calculando e emitindo impostos a serem recolhidos pelas empresas, bem como entregando as obrigações acessórias, uma infinidade de obrigações por sinal.

O setor público é o agente arrecadador de impostos e taxas, enquanto o contador é o responsável pela emissão e validação destes.

Também atuamos no setor público atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal e ajudando o gestor na tomada de decisão, elaborando os relatórios de gestão fiscal e prestando contas ao controle externo, que também analisa as informações encaminhadas. Sim, é o Contador quem elabora e encaminha as prestações de contas mensais e anuais dos ordenadores de despesa do setor público. Desejo a todos os colegas que aproveitem o dia, um feliz Dia do Contador, parabéns!

HELDER CATARINO é analista em Gestão Pública e contador da Prefeitura de Vitória.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: