Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Os nomes de Boa Esperança

| 21/06/2021, 07:49 07:49 h | Atualizado em 21/06/2021, 08:56

Começa hoje e vai até sábado o período de convenções partidárias para a eleição suplementar de Boa Esperança, marcada para 1º de agosto. O TSE determinou novas eleições após o prefeito eleito, Romualdo Milanese, ter o registro indeferido por não estar filiado com no mínimo 6 meses antes da eleição.

A esposa de Romualdo – a enfermeira Fernanda Milanese (SD) – é um dos nomes para a nova disputa. Ela preside o SD no município e nunca disputou eleições. O presidente da Câmara de Boa Esperança e prefeito interino, Renato Barros, do mesmo partido, também quer disputar. A convenção, marcada para a sexta-feira, deve definir o nome que vai para as urnas.

Cláudio Boa Fruta (DEM) que concorreu contra Romualdo deve disputar novamente. Além dele, o ex-prefeito Lauro Vieira (PP); o então vice de Romualdo, Rogério Vieira (PSB), e Antônio José (Republicanos) também são pré-candidatos.

“Muita injustiça!”
O prefeito que ganhou, mas não levou, se sente injustiçado. “Fiquei muito chateado com a injustiça. O placar no TSE foi de 4 a 3. O juiz deferiu, o povo nos deu o mandato. Eu fui condenado em 2008 por ter autorizado o pagamento de R$ 118,40 em combustível, para o viveiro municipal”, disse Romualdo. Por conta da condenação, a filiação partidária foi invalidada.

CPI sondando
Seis deputados estaduais – Theodorico Ferraço, Sergio Majeski, Torino Marques, Carlos Von, Capitão Assumção e Danilo Bahiense – assinaram o requerimento de uma CPI para apurar a compra de álcool em gel por parte da Secretaria de Estado da Saúde. A compra foi alvo de operação da Polícia Federal. Para ser protocolado precisa de 10 assinaturas.

Imagem ilustrativa da imagem Os nomes de Boa Esperança
|  Foto: AT
Dobradinha dos ex
A deputada federal Lauriete Rodrigues, que voltou para o partido do ex-marido Reginaldo Almeida (PSC), vai fazer com ele uma dobradinha nas eleições de 2022. Ela disputará a reeleição e ele vai tentar uma cadeira na Assembleia. Em 2018, em partidos diferentes, eles disputaram a Câmara Federal.

“Foi uma fala precipitada”
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que esteve sábado no Estado, comentou sobre a manifestação do ex-presidente FHC de que poderia apoiar o ex-presidente Lula num eventual 2º turno contra Bolsonaro. “Foi uma manifestação precipitada do presidente (FHC). Vamos trabalhar para evitar esse segundo turno (entre Lula e Bolsonaro). Seria muito ruim para o País”, disse.

“Não enfrentei uma greve, enfrentei um motim”
Durante entrevista para o canal “Café com o CLP”, o ex-governador Hartung foi perguntado sobre uma suposta bolsonarização dentro dos quartéis da PM e se isso poderia subverter a lei e a ordem. Ele lembrou o que ocorreu em 2017. “Eu não enfrentei uma greve, enfrentei um motim da PM. Essas forças já estavam presentes naquela época. A esquerda tradicional bateu no meu governo dizendo que o mote era o ajuste fiscal. Depois o movimento bateu no colo deles e eles perderam a narrativa, porque é um movimento político”.

Expectativa para 2022
Hartung também falou sobre o cenário de 2022 e afirmou que há espaço para uma candidatura de centro, porque a rejeição tanto a Lula quanto a Bolsonaro é grande. Mas que não há espaço para vários nomes. “Tem espaço para um candidato”.

Reforço socialista
O governador do Maranhão, Flávio Dino, se filia amanhã ao PSB junto com o deputado Marcelo Freixo. Casagrande deve acompanhar.

LDO em votação
A Comissão de Finanças da Assembleia vota amanhã a LDO. A matéria recebeu 161 emendas e o relator, deputado Freitas – que também preside o colegiado –, vai dar o parecer.

Não sabiam?
Boa parte do diretório do Patriota de Vitória diz não aceitar que o presidente estadual Rafael Favatto apoie o governador Casagrande. Mas, quando eles se filiaram ao partido, Favatto já tinha essa postura.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: