Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

AT em Família

AT em Família

Colunista

Redação jornal A Tribuna

Olhos precisam descansar após as aulas online

| 26/05/2020, 17:17 17:17 h | Atualizado em 26/05/2020, 17:17

Imagem ilustrativa da imagem Olhos precisam descansar após as aulas online
Cesar Barbieri recomenda descanso dos olhos de hora em hora |  Foto: Divulgação

Em meio à quarentena, que ainda não tem prazo para acabar, uma das coisas que mudaram foi a forma de estudar. As aulas online surgiram como alternativa para salvar o ano letivo e manter os alunos ativos.

Entre as preocupações com a nova modalidade, no entanto, estão os problemas nos olhos causados pela exposição excessiva a telas do celular ou computador.

A falta de “descanso” para as vistas pode causar dores de cabeça, vermelhidão, coceira e lacrimejamento, entre outros desconfortos nos olhos.

Para explicar melhor sobre os problemas e as formas de amenizar os efeitos das telas nos olhos, o AT em Família conversou com o oftalmologista Cesar Barbieri.

O médico, que também é membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), afirmou que os pais devem ficar atentos aos comportamentos das crianças para identificar sintomas de problemas nos olhos, como o ato de esfregá-los com frequência, por exemplo.

Imagem ilustrativa da imagem Olhos precisam descansar após as aulas online
aula online |  Foto: Gettyimages
AT EM FAMÍLIA - O que acontece quando há exposição contínua dos olhos a telas?
Cesar Barbieri - Sob atenção reduzimos em praticamente 50% o ato de piscar. Piscando pela metade, deixamos de umidecer e hidratar adequadamente a superfície dos olhos. Como usamos esses equipamentos mais próximos dos olhos, o esforço contínuo para focalizar leva a uma maior contração da musculatura e maior chance de cansaço.

AT EM FAMÍLIA - Que desconfortos a pessoa passa a sentir?
Cesar Barbieri - Esse processo de ressecamento dos olhos pode causar desconfortos como ardência, coceira, embaçamento visual, olhos vermelhos e até mesmo o lacrimejamento.

Além desses sintomas, podemos ter a fadiga visual que pode levar à dor de cabeça e o desinteresse por manter uma atividade de esforço visual por tempo prolongado.

AT EM FAMÍLIA - Os problemas ficam mais graves quando se trata de crianças?
Cesar Barbieri - As crianças têm uma capacidade muito grande em se adaptar, por isso conseguem ficar horas à frente desses equipamentos sem sentirem necessidade de descanso.

Cabe aos adultos colocarem limites. O problema surge mais facilmente onde há excesso uma vez que, além do uso desses equipamentos para acompanhar as aulas, os pequenos dão continuidade usando também para o lazer, nos filmes e videogames.

AT EM FAMÍLIA - Que medidas podem ser adotadas para “descansar” a visão nesse novo modelo de aula online?
Cesar Barbieri - Pausas e limites. Devemos descansar os olhos após cada hora à frente desses equipamentos. O simples fato de tirarmos os olhos da tela, de desviarmos o olhar, já relaxa a musculatura e diminui a chance de fadiga e cansaço.

AT EM FAMÍLIA - E quando as aulas online são ao vivo?
Cesar Barbieri -  Deve partir dos orientadores e professores introduzirem intervalos em tempos menores. Estipular a rotina de se tomar uma água, por exemplo, que já permite desviar o olhar para fora da tela. E sempre deixar os alunos bem à vontade para pausar quando necessário.

AT EM FAMÍLIA - É preciso usar algum tipo de colírio ou medicamento?
Cesar Barbieri - Sempre a opção mais adequada é fazer um exame oftalmológico para identificar a causa das queixas. Geralmente o uso de colírios de lágrimas artificiais dão mais conforto. Nunca usar colírios à base de anti-inflamatórios, corticoides, antibióticos e vasoconstritores. Esses colírios podem levar a danos maiores.

Outra ação simples é usar soro fisiológico. Evite água boricada – embora muito comum e popular, ela contém o ácido bórico e pode causar irritação.

AT EM FAMÍLIA - Os pais devem buscar um oftalmologista para saber se óculos para telas são indicados aos pequenos?
Cesar Barbieri -
Sem dúvida! Todas as crianças, mesmo sem sintomas, devem ser submetidas a um exame oftalmológico na fase de alfabetização, de preferência até os 7 anos. Caso os pais percebam que a criança tem necessidade de chegar muito próximo das telas, apertam ou coçam os olhos e reclamam de dor de cabeça, devem procurar o médico para a realização de exames.


Perguntas dos leitores

Imagem ilustrativa da imagem Olhos precisam descansar após as aulas online
Iara Aline Silva, 39 anos, militar |  Foto: Acervo Pessoal
Dá para criar uma rotina de piscadas e hidratação dos olhos ao longo das aulas?
Iara Aline Silva, 39 anos, militar

O piscar é um ato involuntário e difícil de controlar. Pode-se criar uma rotina baseada em determinar pausas e limites com intervalos para o descanso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que para cada hora à frente de uma tela, se deva fazer pausa de pelo menos um minuto. O colírio de lágrimas também ajuda.

Depois de exaustivas aulas online, os pais devem proibir os filhos de ver TV?
Rosiane França, 38 anos, dona de casa

Sempre evitar os excessos. Acho pertinente dar um tempo após as aulas para voltar ao uso do celular, tablete e, principalmente, computador.

A TV, ao contrário do que se tinha o conceito antigamente, não é a maior causa de esforço visual, por estar mais afastada. O ideal mesmo seria alternar com atividades que não exijam tanto esforço visual.


Fique por dentro

> Estudos mostram um aumento considerável no número de problemas visuais, principalmente a miopia (dificuldade em enxergar para longe), devido à exposição excessiva às telas.

> Trabalhos recentes mostram um aumento da incidência de míopes, principalmente em países do oriente, uma vez que a exposição a toda essa tecnologia é ainda mais intensa.

> Estima-se que em 2050 metade do planeta será míope. A miopia é um problema genético, mas os novos hábitos têm dificultado sua estabilidade e feito surgir casos novos, que não apareceriam em outras épocas e condições com menor uso desses equipamentos.

> O problema também é frequente no Brasil e no mundo.

> Vasoconstrição - Diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.

> Fadiga - Sensação de desgaste, cansaço e falta de energia.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: