X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Obras contra erosão em 5 praias da Serra


Imagem ilustrativa da imagem Obras contra erosão em 5 praias da Serra
Praia de Manguinhos, na Serra, vai receber areia de outras regiões |  Foto: Kadidja Fernandes - 23/01/2018

Cinco praias da Serra encontram-se em processo de erosão, e a prefeitura iniciará o engordamento dos locais afetados ainda este ano. Um estudo, encomendado pelo próprio município, demonstrou a situação das praias.

Foram encontrados oito pontos de erosão nas praias de Manguinhos, Jacaraípe, Costa Bela, Marbela e Nova Almeida. A expectativa da prefeitura é recuperar aproximadamente 61.368 metros quadrados de faixas de areia.

Além da necessidade de reconstrução das áreas atingidas, o estudo apontou que é necessário preservar e enriquecer a restinga na faixa de areia.

Para recuperação das praias, será utilizada a areia de três jazidas (depósito natural) terrestres da região, que têm as mesmas características dos locais atingidos, segundo a secretária de meio ambiente do município, Áurea Almeida.

“A gente não está criando nada artificial. A proposta é utilizar jazida terrestre. A areia que estava em um ponto foi deslocada para outro ponto e, então, eu estou retornando com essa areia para reconstituir aquela faixa de areia que existia anteriormente”, explicou Almeida.

A secretária ainda frisou que a ação é diferente do que ocorre em outras praias do Estado, em que é feito o aumento de áreas das praias. “É para combater os processos erosivos onde a restinga não é suficiente para, preventivamente, eliminar os riscos que possam acontecer em razão da erosão marinha”, explicou Almeida.

As obras ainda não têm uma data de início, mas a previsão é que elas comecem após o processo de licitação, que está previsto para iniciar no mês que vem.

“A expectativa é concluir o processo licitatório agora no primeiro semestre, e após isso, a gente vai divulgar o período das obras. Cada intervenção vai demandar um período específico”, frisou Almeida.

Nesta sexta-feira (24), às 17 horas, será realizada uma audiência pública online em que a prefeitura irá apresentar à população a situação e as soluções para os locais atingidos.

A população pode acompanhar a audiência pública pelo site: http://audienciacontroledeerosaopraial.serra.es.gov.br. Haverá espaço para perguntas.


SAIBA MAIS


Erosão em cinco praias

> A prefeitura da serra encomendou um estudo que identificou oito pontos de erosão em cinco praias do município: Manguinhos, Jacaraípe, Costa Bela, Marbela e Nova Almeida.
> A prefeitura irá recuperar 61.368 metros quadrados de praia, com areia da mesma região. A previsão é que as obras tenham início após a licitação, que terá início em maio.

Vitória
> Em vitória, a prefeitura iniciará o engordamento nas praias de Camburi e Curva da Jurema.
> Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as obras estão na fase de instalação dos equipamentos e aguardando a última licitação do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema). Não confirmou a data de início.

Fonte: Prefeituras citadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: