Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

O mapa da mina

| 12/05/2021, 12:27 12:27 h | Atualizado em 12/05/2021, 12:41

Os senadores da oposição enxergam o depoimento do ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten como o caminho para angariar provas sobre as falhas do governo nas negociações para compra de imunizantes, em especial o fabricado pela Pfizer.

Eles querem detalhes sobre como é possível mostrar que o Executivo não se empenhou para ter os imunizantes. Amanhã, as informações coletadas com Wajngarten serão utilizadas para questionar os representantes da Pfizer.

Se vira

O depoimento é aguardado tanto pelos integrantes da base como da oposição na CPI da Covid.
Senadores apoiadores de Jair Bolsonaro relataram ao Painel não haver interesse do próprio governo em protegê-lo após entrevista dada à revista Veja e, por isso, ele deve sofrer muita pressão na comissão.

Foi ele

Na entrevista à publicação, ele coloca a culpa pela demora na compra de vacinas no ex-ministro Eduardo Pazuello.

Chapa

O olavista Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, disse ao MPF no Amazonas que sua pasta custeou as viagens de médicos a Manaus para pressionarem os profissionais locais a receitar médicos sem eficácia para a Covid-19 a pedido da colega Mayra Pinheiro, a “capitã cloroquina”.

Ajuda

“Houve uma distribuição de atividades, e aí ela pediu ajuda, ‘olha, ajuda a gente a mobilizar para levar alguns voluntários para que a gente possa fazer uma prospecção lá’”, disse Angotti em depoimento dado em março.

Trilha

O Painel revelou que Mayra, secretária de Gestão do Trabalho, enviou ofício à prefeitura de Manaus afirmando ser inadmissível que medicações como cloroquina e ivermectina não estivessem sendo administradas.

A coluna também revelou que ela organizou a comitiva formada por ao menos 11 médicos de todo o Brasil para fazer a ronda pró-kit Covid nas UBSs em janeiro, quando a capital amazonense vivia colapso.

Defesa

A bancada do Psol na Câmara dos Deputados enviou ofício ao Ministério Público Federal em que solicita providências urgentes de proteção à comunidade indígena yanomami Palimiu, em Roraima, alvo de ataque de garimpeiros ilegais na última segunda-feira. Três garimpeiros morreram e um indígena levou tiro de raspão.

Fui

A tentativa de atrair Jair Bolsonaro por parte do Partido da Mulher Brasileira, que passou a se chamar Brasil 35 em abril, gerou debandada na direção paulista da sigla. Paulo Roberto, ex-presidente da Executiva municipal, calcula que cerca de 2.000 pessoas se filiarão ao PDT.

Água…

Roberto diz que esse grupo tem divergências com Bolsonaro em quase todas as áreas e que a direção nacional do Brasil 35 tem um projeto de enriquecimento pessoal.

…e óleo

“O primeiro problema é a falta de respeito com as minorias. Desrespeito com o povo negro e com a população feminina. Tem também a ligação com os líderes religiosos que são articuladores da perseguição da religiosidade das minorias. Além disso, esse governo excluiu todos os ganhos da classe trabalhadora brasileira ao longo dos anos. Desmantelo da saúde e da educação”, afirma o novo pedetista Paulo Roberto.

Ligeirinho

A produtividade legislativa do Senado nos primeiros 100 dias de 2021 foi a maior desde 1995, de acordo com levantamento da Secretaria-Geral da Mesa. A Casa é comandada por Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Neste ano, segundo a pesquisa, já foram deliberadas 107 matérias pelo plenário do Senado.

Novo

O delegado da Polícia Federal Alfredo Carrijo vai assumir o comando da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça. Ele trabalhou na segurança de Bolsonaro entre a eleição e a posse.

Em dezembro de 2018, o policial estava no café da manhã com John Bolton, ex-assessor de Donald Trump, e ajudou com tradução.

Quem é

Carrijo foi citado por Sergio Moro em depoimento à PF no inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro no órgão. Segundo Moro, o delegado seria próximo à família do presidente e foi indicado como possível nome para substituir o diretor-geral.

Tiroteio

“Torres desagradou ao Planalto, mas Jair Bolsonaro continua a boicotar a Sputnik enquanto o povo precisa de vacina”

De Rogério Carvalho (PT), senador, sobre a postura do presidente da Anvisa Antonio Barra Torres na CPI, contrária às posições de Bolsonaro.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: