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Novo guia para evitar mais de 100 tipos de câncer

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Saúde

Novo guia para evitar mais de 100 tipos de câncer


Roberto Oliveira afirmou que a obesidade é uma doença associada ao câncer, principalmente ao de mama (Foto: Divulgação)
Roberto Oliveira afirmou que a obesidade é uma doença associada ao câncer, principalmente ao de mama (Foto: Divulgação)

Não é uma ciência exata, mas a conta para prevenir o surgimento do câncer é simples: mais exercício físico e menos consumo de álcool. É o que aponta o novo guia da Sociedade Americana de Câncer - entidade que reúne pesquisadores e médicos que revisam as evidências mais recentes sobre o assunto.

O documento traz novas recomendações sobre dieta e estilo de vida para prevenir o surgimento de mais de 100 tipos de câncer. Uma das principais novidades é o aumento da quantidade ideal de atividade física para 300 minutos por semana.

Antes, a Sociedade indicava ao menos 150 minutos semanais de exercícios moderados ou 75 minutos em um ritmo intenso. A meta mínima continua a mesma, mas o guia agora coloca que 300 minutos (5 horas) semanais de esforço físico é o ideal para reduzir os riscos.

“A atividade física tem muita influência na prevenção, pois a movimentação muscular e dos membros do corpo diminui o processo inflamatório do organismo, o que é a principal causa de doença. Com a diminuição do processo inflamatório, a defesa fica maior”, explicou o oncologista Roberto Oliveira.

Por outro lado, o comportamento sedentário continua sendo um vilão para a saúde. O período para ficar sentado ou deitado por um longo tempo deve ser limitado, independente se a pessoa faz academia ou não.

A Sociedade também trouxe mudanças em relação às recomendações para o consumo de álcool. Até então, a entidade pedia para não extrapolar duas doses de bebida por dia para homens e uma para as mulheres. Agora, o documento atualizado diz que não há mais um limite seguro.

Oliveira ressaltou que cada organismo é diferente, portanto, não existe um limite único. A entidade reforça que cerveja e uísque são o terceiro maior fator de risco para o câncer, atrás apenas do tabaco e do excesso de peso. A bebida está ligada a ao menos sete tipos de tumores.

Na alimentação, o foco das recomendações é para o consumo de alimentos in natura. Vegetais coloridos (em especial os verde-escuros, vermelhos e laranjas), leguminosas, frutas e grãos integrais ganharam destaque no documento.

“Sabemos que a obesidade é uma doença associada. O câncer de mama, por exemplo, é mais frequente nas mulheres obesas. A possibilidade é maior, pois a gordura causa processos inflamatórios, o que eleva hormônios que podem causar câncer”, destacou Oliveira.


Saiba mais


Vegetais diversos: destaque (Foto: Divulgação)
Vegetais diversos: destaque (Foto: Divulgação)

O guia

  • O documento traz novas recomendações sobre dieta e estilo de vida para prevenir o surgimento dos mais de 100 tipos de câncer.

  • O novo guia foi elaborado pela Sociedade Americana de Câncer — entidade que reúne pesquisadores e médicos que revisam as evidências mais recentes sobre o assunto.

Atividade física

  • 300 minutos semanais de esforço físico ou atividade moderada é o ideal para reduzir os riscos.

  • A meta mínima é de 150 minutos semanais de exercícios moderados ou 75 minutos em um ritmo intenso.

Dieta

  • Consumo de alimentos in natura e na quantidade adequada para manter o peso saudável.

  • Vegetais coloridos (em especial os verde-escuros, vermelhos e laranjas), leguminosas, frutas e grãos integrais ganharam destaque especial no documento.

Bebida

  • Não há há mais um limite seguro para o consumo de bebida alcóolica.

Fonte: Sociedade Americana de Câncer.
 


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