X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Notícias

Ministério da Agricultura fecha quatro fábricas de sucos adulterados

Entre as irregularidades, foram encontrados aditivos proibidos, além de ingredientes que não tinham origem na própria fruta, sabor do suco


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou uma operação de combate à fraude, nesta semana, que resultou no fechamento de quatro fábricas de sucos nos Estados de São Paulo e Santa Catarina. 

De acordo com a investigação, as bebidas continham aditivos proibidos, que não eram informados no rótulo. Além disso, os ingredientes utilizados na produção não tinham origem na própria fruta, indicada como o sabor do suco.  

Dos quatro estabelecimentos fechados, três já possuíam processos recentes pela prática de adulteração de bebidas. Caso a investigação confirme a suspeita de fraude, as fábricas serão autuadas por adulteração de bebidas, podem sofrer a apreensão dos produtos, e pagar multa de até R$117.051 por lote fraudado. 

Ao todo, foram apreendidos 46 mil kg de suco concentrado e 78 mil litros de suco de laranja integral. O Ministério da Agricultura não informou o nome das empresas envolvidas.

Como funciona a fiscalização 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) conta com uma equipe de fiscais que atua na identificação e autuação de empresas que tentam vender produtos fraudados.

Geralmente, a fiscalização descobre uma fraude por meio de denúncia, feita por outro órgão ou o próprio cidadão. Outra maneira de identificar irregularidades é por meio da auditoria de rotina.

Todos os estabelecimentos do ramo alimentício no país devem ter registro junto ao Mapa e passar por inspeção, em todas as etapas de produção, para garantir saúde e segurança ao consumidor. 

Durante a vistoria, os fiscais coletam amostras da mercadoria para análise de qualidade e identidade, para confirmar se o produto se encaixa na categoria nomeada.

No caso da produção de suco, a fiscalização observa se as características da composição permitem a nomeação com a nomeação indicada pela empresa fabricante.    

Punição

Se confirmadas as irregularidades apuradas durante uma investigação, o Ministério da Agricultura pode criar forças-tarefas para análises mais aprofundadas na empresa. 

Entre as punições para empresas que cometem fraude estão advertências, multas, apreensão dos produtos, cassação do registro e interdição do estabelecimento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: