Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Nome de escola atiça briga

| 14/01/2021, 07:31 07:31 h | Atualizado em 14/01/2021, 07:40

A briga política entre o atual prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o anterior Max Filho, que já rendeu no mercado político o apelido de “3º turno”, teve ontem mais um episódio.

Max Filho e Max pai foram às redes sociais ontem criticar o prefeito Arnaldinho Borgo por ter mudado o nome da escola na Praia das Gaivotas de “Josias Damázio Martins” para “Arnaldo Borgo”, pai do atual prefeito e que morreu em 2019.

Num decreto de agosto, Max deu nome à escola em homenagem ao servidor municipal Josias, que morreu de Covid.

A assessoria de Arnaldinho informou que antes desse decreto, a Câmara aprovou a lei 6.349/2020 dando o nome de “Arnaldo Borgo” à escola e que Max não teria cumprido a lei. O ex-prefeito nega. Disse que fez dois decretos: um dando o nome do pai de Arnaldinho para uma escola que já existia no bairro (a Comandante Franco) e outro dando o nome do servidor à escola que construiu. Arnaldinho revogou os dois decretos. Familiares do servidor homenageado ficaram revoltados.

Não sei se vou ou se fico
O deputado Zé Esmeraldo, que entrou com ação na Justiça para deixar o MDB e não perder o mandato, já está repensando se levará o processo à frente. “Seis partidos já me convidaram, mas com a senadora Rose de Freitas assumindo o MDB é capaz de eu repensar. Vou conversar com ela”. Esmeraldo também é alvo de processo de expulsão da legenda.

A maquete é nossa!
Antes de se instalar na Bahia, a fábrica da Ford foi disputada pelo governo capixaba. José Ignácio, governador à época, fez várias ofertas e chegou a construir uma maquete, que ficou exposta no Palácio Anchieta mesmo após a fábrica ir para o Nordeste. Quando, semanas depois, repórteres perguntaram pela maquete, Ignácio decidiu: “Pode levar para casa”.

Imagem ilustrativa da imagem Nome de escola atiça briga
|  Foto: AT
Se a castanheira falasse...
Ao iniciar seu discurso durante a ordem de serviço da nova avenida Abido Saadi, em Jacaraípe, o deputado Bruno Lamas enfatizou que o evento ocorria debaixo de uma castanheira, na Praça dos Pescadores. “Ela (castanheira) tem mais história do que todos nós juntos”. O evento foi concorrido e contou com quase todas as lideranças da Serra.

Findadas as conversas...
A Casa Civil chamou para conversar até deputados independentes e da oposição sobre a eleição da Mesa Diretora. A intenção era que todos fossem ouvidos até ontem, mas a Casa Civil não confirmou se falou com os 30. Alguns também foram chamados pelo governador.
Em tempo: os deputados Marcelo Santos e Dary Pagung, candidatos a presidente, têm participado de agendas com Casagrande.

Prefeito nomeia a mulher para assumir secretaria
O prefeito de São Gabriel da Palha, Tiago Rocha (PSL), nomeou a mulher, Marcella Rossoni Rocha, para ser secretária de Assistência Social, o que criou questionamento sobre uma possível prática de nepotismo. O STF tem afastado a aplicação da Súmula Vinculante 13 (nepotismo) em cargos públicos de natureza política, desde que haja qualificação técnica e idoneidade moral. Segundo a assessoria da prefeitura, Marcella é técnica de enfermagem.

Galeria

Marcando território
O deputado Alexandre Xambinho visitou – com o prefeito da Serra, Vidigal, e o vereador Jefinho – o balneário de Carapebus, onde será construída a escola Carla Patrícia.

Abrigo I
O ex-secretário de Gestão da Prefeitura de Vitória Alberto Salume Costa foi nomeado gerente de Projetos e Mobilidade Ativa da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura.

Abrigo II
Alguns nomes que fizeram parte da gestão passada de Vitória e ex-vereadores do Cidadania têm sido aproveitados no governo do Estado.

Aliança
O presidente do Solidariedade de Vitória, Luciano Gagno, foi nomeado subsecretário de Cultura da capital.

No mar do silêncio...
Alguns políticos mergulharam.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: