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Tribuna Livre

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Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Meio ambiente e a mudança de comportamento das empresas

| 18/02/2020, 07:24 07:24 h | Atualizado em 18/02/2020, 07:26

Não há como negar que a preocupação com a preservação do meio ambiente se propaga por todo o planeta. A sustentabilidade, a reciclagem de resíduos e materiais, o tratamento e reaproveitamento da água, a economia de energia elétrica e a busca por novas fontes sustentáveis são ações que fazem parte de uma maior consciência sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais.

Essa preocupação tem aumentado na medida em que constantes catástrofes climáticas e, ainda as geradas pela negligência – Mariana, Brumadinho, vazamento de óleo no litoral brasileiro, dentre outras – mostram as consequências da forma desrespeitosa como tratamos a natureza.

Grupos ecológicos fortalecem-se na intenção de conscientizar as pessoas sobre a degradação do meio ambiente, com o propósito de diminuir esse acelerado processo de destruição.

No contexto da necessidade urgente de mudanças, ações sustentáveis ganham manchetes no jornal e viram reportagem especial na televisão, com todo o destaque que o tema merece.

Essa valorização fez com que a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente sejam um comportamento quase obrigatório no meio empresarial, com o cliente e consumidor cada vez mais atento ao tema. Para as empresas é uma forma de garantir uma boa imagem mercadológica, além de contribuir com a preservação.

A atuação interna das empresas influiu em novas políticas na gestão de pessoas e interfere diretamente no comportamento dos colaboradores.

Pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo, intitulada “Integração entre gestão de pessoas e estratégia de sustentabilidade: evidências em organizações contemporâneas”, mostra que, em empresas que adotaram o modelo sustentável, a contribuição para a orientação dos colaboradores foi tamanha, que a sustentabilidade já é tratada como filosofia.

Claro que existem empresas que agregaram o caráter sustentável em suas ações apenas de fachada, investindo pesado em marketing para passar uma imagem positiva, quando a realidade e o retrospecto comprovam o contrário, que ser sustentável não é uma preocupação legítima da organização.

Como trata a pesquisa, a sustentabilidade adotada pela empresa se integra à cultura organizacional de tal modo, que acaba extrapolando os limites da organização e influencia nas ações individuais dos funcionários, que passam a refletir mais sobre o tema.

Educação é a base de todo o processo de mudança e ela também está no ambiente empresarial, que tem sua responsabilidade a cumprir, de produzir sem degradar o meio ambiente. A preocupação com sustentabilidade é importante para que as próximas gerações tenham um planeta mais saudável.

O progresso e o desenvolvimento tecnológico chegaram a curto prazo, no século XXI, e é preciso entender que é possível muito bem crescer sem agredir ainda mais o meio ambiente.

Jossyl Cesar Nader é superintendente Executivo do CIEE/ES.

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