X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Médicos explicam dieta que fez cantora perder 21 quilos


Imagem ilustrativa da imagem Médicos explicam dieta que fez cantora perder 21 quilos
Mudança: Cantora Marília Mendonça decidiu seguir um estilo de vida mais saudável, e adotou a dieta low carb, que consiste na redução de alimentos com carboidrato, a exemplo de macarrão, doces e outros itens. |  Foto: Fotos: Instagram

Adepta da dieta low carb há seis meses, a cantora Marília Mendonça, de 25 anos, surpreendeu na internet no último fim de semana. Sem comer vários alimentos que são conhecidos pelo alto nível de carboidrato, ela revelou que perdeu cerca de 21 quilos, o que chamou a atenção de quem também deseja emagrecer.

Em abril, a “rainha da sofrência” contou que chegou a fazer uma cirurgia para ajudar na perda de peso, mas que o procedimento lhe fez mal. Por isso, decidiu seguir um estilo de vida mais saudável, e escolheu a low carb para auxiliá-la nesse processo. “Mudou muita coisa (na minha vida) e quebrou vários tabus que eu tinha”, observou a cantora.

Como sugere o próprio nome, a dieta low carb reduz o nível de carboidrato, retirando as principais fontes de calorias do prato.

Normalmente, uma pessoa consome todos os dias um cardápio constituído por 60% do nutriente, enquanto na low carb esse percentual gira em torno de 30%.

Os principais ingredientes que compõem essa dieta são carnes magras, cereais integrais e sementes. Já entre aqueles que devem ser evitados estão os ultraprocessados, doces e bebidas alcoólicas.

Isso não significa, no entanto, que o nutriente deve ser totalmente extinto da alimentação, conforme explicou a nutricionista e colunista de A Tribuna Gabriela Rebello.

“Ninguém precisa ter medo de comer um pão francês, uma tapioca, porque a ideia não é restringir, apenas evitar os exageros”.

O acompanhamento, no entanto, precisa ser feito com o apoio de um profissional.

De acordo com a nutricionista Juliana Tinelli, além do emagrecimento, outros benefícios desse tipo de alimentação são o controle da ansiedade, a melhora da regulação dos hormônios e a redução do risco de desenvolver doenças vasculares.

A nutróloga Amanda Weberling ressalta que a low carb é indicada especialmente para quem possui obesidade, diabetes e diagnóstico de ovário policístico, já que ela diminui os índices de glicose e acelera o metabolismo.

Weberling recomenda, ainda, que os interessados invistam em uma transição gradual. “Senão, podem surgir efeitos colaterais, como insônia e enxaqueca”, diz.


Estilo de vida


Imagem ilustrativa da imagem Médicos explicam dieta que fez cantora perder 21 quilos
Josyane Cardoso |  Foto: Acervo pessoal

Após perder 12 quilos em um ano, a administradora Josyane Cardoso, 41 anos, transformou a dieta low carb em um estilo de vida. Desde o início de 2018, ela passou a beber mais água, evitar alimentos com alto grau de açúcar e a se exercitar mais frequentemente.

“Emagrecer era um dos objetivos, mas queria algo que mudasse a minha relação com a comida e melhorasse a minha saúde”, afirma.

Todo a transformação de Josyane foi acompanhada pela filha, Emanuelle, 8 anos, que até hoje motiva a administradora.


Saiba Mais


Dieta low carb

O que é:

  • Consiste na redução de alimentos com carboidrato. Normalmente, uma pessoa consome por dia um cardápio com 60% do nutriente, enquanto na low carb gira em torno de 30%.

Benefícios:

  • Favorece o emagrecimento, previne diabetes, proporciona saciedade, reduz o risco de desenvolver doenças vasculares, entre outros.

Alimentos a serem evitados:

  • Frutas muito adocicadas, doces, refrigerantes, macarrão, bebidas alcoólicas, bacon, mortadela, entre outros.

A serem consumidos:

  • Carnes magras, verduras, legumes, frutas, tubérculos, oleaginosas, entre outros.

Grupos indicados:

  • Segundo especialistas, a low carb é ideal para obesos, intolerantes à glicose (pré-diabéticos), diabéticos e mulheres diagnosticadas com ovário policístico.

Contraindicações:

  • Aqueles que sofrem de insuficiência renal, cardíaca ou hepática ou diabetes não devem segui-la. Atletas e praticantes de atividades físicas também devem consultar um nutricionista para realizar a avaliação.

Riscos da dieta low carb:

  • Efeitos colaterais, como insônia, enxaqueca e ansiedade.

  • As dietas devem ser acompanhadas por um profissional.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: