Médico faz mutirão de consultas em troca de ração para animais abandonados
Escute essa reportagem
Um projeto que une ajuda ao próximo e amor aos animais, assim é definido o Corrente do Bem. Liderado pelo ginecologista e obstetra, Rafael Angelo Avance Baggieri, um grupo de médicos realiza consultas de especialidade com pacientes do SUS, que não têm condições de pagar um atendimento particular. Em troca, a pessoa atendida doa ração para animais.
O idealizador do projeto conta que a ração arrecadada durante os mutirões de consultas é destinada a seis abrigos que cuidam de animais abandonados.
Rafael lembra que o Corrente do Bem começou em 2012, quando ele passou a atender pacientes do SUS, que não tinham condições de para uma consulta particular, em sua clínica na cidade de Vila Velha.
No entanto, o médico sempre nutriu muito amor pelos animais e queria também fazer algo por eles. “Veio a ideia de juntar as duas coisas, de atender as pessoas e ela pessoa levar um saco de ração em troca. O projeto foi crescendo. De um abrigo, passou para dois, depois, para três e, agora, a gente ajuda seis abrigos”, explicou Rafael.
A doação é feita por quem tem condições de doar alguma quantidade de ração, quem não tem condições também é atendido da mesma forma nos mutirões organizados pela equipe do projeto.
“A gente realiza consultas e até pequenas cirurgias. Por mutirão, a gente arrecada de 150kg a 200kg de ração”, informou ele.
As doações são o que mantém em funcionamento alguns dos abrigos ajudados pelo projeto. “Esse abrigos são dependentes. Confesso que 10 a 15% das minha renda é para isso: comprar ração para abrigo. E ajudo o humano de outra forma que é a consulta de forma gratuita sempre que possível”, afirma Rafael.
A inspiração em querer ajudar quem não tem condições de pagar por uma consulta particular vem do filme “Patch Adams – O amor é contagioso”, estrelado por Robin Willians e baseado em uma história real de um médico americano, que desenvolveu uma forma de tratar os pacientes usando o bom humor.
“Até um ano, era só eu. Comecei a chamar mais pessoas, mas nunca consegui. Por coincidência, a minha irmã veio morar em Vila Velha com uma amiga dela e juntamos com um clínico, que se voluntariou”, celebra.
Agora, o ginecologista já pensa em expandir o projeto. Mais médicos o procuraram para ajudar nas consultas e profissionais de outras áreas, como assistente social, também se voluntariaram.
“A gente está expandindo a clinica, construindo mais salas e, possivelmente, a gente consiga atender mais. A gente vai ter mais cinco salas, mas, daqui um tempo, quem sabe ter 10 médicos atendendo dessa forma”, almeja ele.
Ajude
O próximo mutirão do Corrente do Bem já em data. Os voluntários vão atender no domingo (14) e a quantidade de pacientes já está em cerca de 100 pessoas.
Mas não é só quem passa por consulta que pode contribuir com doação de sacos de ração. Para ajudar, basta entrar em contato com Rafael pelo número 99695-5515 ou pelo instagram nos perfis @rafaelangeloavancebaggieri e @sospatasabandonadas.
Comentários