X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Maiores erros de quem não consegue emagrecer


Imagem ilustrativa da imagem Maiores erros de quem não consegue emagrecer
A estudante Ana Carolina de Oliveira Assis buscou ajuda de uma nutricionista, que preparou uma dieta equilibrada |  Foto: Beto Morais/ AT

Para aqueles que buscam perder peso e manter a saúde equilibrada, é preciso tirar a ideia de que o emagrecimento depende somente de associar alimentação e exercícios físicos.

Também é preciso deixar de procurar dietas em redes sociais e em páginas da internet e buscar por profissionais capacitados, para passarem o tratamento correto.

A estudante Ana Carolina de Oliveira Assis, de 24 anos, admite que aderiu a uma dieta que substituía uma refeição por suco verde, feito de couve, cenoura e laranja.

“Sempre fiz atividades físicas, mas nunca me alimentei bem, então procurei receitas na internet. Trocava a janta por um desses sucos e no outro dia queria comer tudo que via pela frente”, contou.

Depois disso, a jovem buscou ajuda de uma nutricionista, que preparou uma dieta equilibrada, tirando doces e frituras. “Perdi gordura e ganhei massa magra”.

A nutróloga Amanda Weberling disse que um dos primeiros erros cometidos ao querer emagrecer é focar na perda de peso e não no emagrecimento, que é perda de gordura. Perder peso envolve também a perda de massa muscular.

O emagrecimento também pode estar associado a fatores genéticos, psicológicos e hormonais. “Uma alimentação com excessos pode modificar a forma como o nosso gene se expressa. Fatores estressores podem fazer com que o paciente desenvolva o sobrepeso”.

Amanda alertou que pessoas ansiosas costumam exagerar em certos alimentos, como açúcares, e podem até ter compulsão alimentar.

Segundo o cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Santa Rita de Cássia José Alberto Correia, o uso de produtos diuréticos para emagrecer provoca a perda de água, o que pode prejudicar os rins, e o paciente acredita que perdeu peso.

O cirurgião pontuou também que um outro erro é não diferenciar dieta de reeducação alimentar. “A dieta é um planejamento a curto prazo, para trazer o paciente para o eixo dele, e a reeducação alimentar é um hábito saudável que deve ser mantido”, explicou.

Para a coordenadora técnica da academia Bodytech e educadora física, Lorena Bello, o acompanhamento profissional durante o exercício físico é imprescindível, principalmente para evitar lesões. “As lesões mais comuns estão relacionadas às articulações do ombro e do joelho”, pontuou.

Mastigar rápido demais pode causar ganho de peso

Ingerir alimentos de maneira errada, mastigando rápido demais, pode ocasionar o ganho de peso. Isso porque, na pressa, a pessoa tende a não ter saciedade e fica mais propensa a cometer exageros na alimentação.

“Existem hormônios intestinais reguladores da fome que mandam sinal para o cérebro, informando que o organismo está cheio, e induzem a saciedade. Quando a pessoa come muito rápido, ela não consegue levar esse sinal tão rápido para o cérebro”, explicou a endocrinologista Gisele Lorenzoni.

É preciso ter atenção com o horário. Comer tarde da noite não é indicado e pode causar ganho de peso. “Quando a pessoa tem insônia ou dorme muito tarde, tende a comer durante a noite. E, normalmente, busca por alimentos ricos em carboidratos e gorduras”, disse.

Gisele pontuou que, geralmente, esses indivíduos ficam mais cansados no dia seguinte, por não terem dormido bem, e não querendo fazer atividade física. “Isso vai virando um ciclo vicioso”, afirmou.

Treino mais prazeroso

O recepcionista João Pedro Ribeiro, de 21 anos, pratica atividade física desde os 16 anos, mas contou que a relação com o exercício melhorou quando começou a treinar com um profissional.

“Antes, era uma relação de obrigatoriedade, hoje penso mais na saúde e, como o treino é dinâmico, prazeroso”. Ele é acompanhado pela coordenadora técnica da academia Bodytech e educadora física, Lorena Bello.

Exercícios dinâmicos

Imagem ilustrativa da imagem Maiores erros de quem não consegue emagrecer
A estudante Brenda Gozzer, de 20 anos, não sentia vontade de ir para academia, mas se identificou com o crossfit |  Foto: Beto Morais/ AT

Às vezes, uma mudança de exercício pode fazer a relação com a atividade física melhorar. Esse foi o caso da estudante Brenda Gozzer, de 20 anos, que não sentia vontade de ir para academia, mas que se identificou com o crossfit.

“Por conta de os treinos serem mais dinâmicos e nada repetitivos, ao contrário da musculação, e por haver aulas em grupo, em que fiz muitas amizades, me identifiquei demais”.

Brenda disse que há cerca de um ano alterou os hábitos alimentares. “Comecei a perceber que precisava mudar, não para melhorar corpo, mas a saúde e o rendimento nos treinos”.


9 erros comuns


  1. Focar na perda de peso: Perda de peso não é emagrecimento. Emagrecer significa perda de gordura, enquanto que perder peso envolve também perda de massa muscular.
  2. Buscar resultado rápido: Muitas vezes, o processo é lento, e querer o resultado imediato pode criar frustração e fazer com que a pessoa retorne ao estágio inicial.
  3. Não ter uma rotina de treino: O exercício físico precisa de uma rotina, uma frequência. Não adianta fazer só de vez em quando.
  4. Fazer exercício sem acompanhamento profissional: Fazer atividade física é importante, mas com o acompanhamento adequado, para não fazer a tarefa de maneira errada e causar lesões. No caso de pessoas iniciantes ou que estejam há um tempo sem fazer exercício, é preciso preparo prévio e que o treino seja de baixa intensidade no início.
  5. Focar demais no exercício aeróbico: É preciso associar, de forma equilibrada, as atividades aeróbicas às de resistência, como musculação e funcional. Se mantiver só o exercício aeróbico, irá perder peso, mas uma hora ele irá se estabilizar.
  6. Manter o mesmo treino e a mesma dieta: É preciso estar em constante mudança, seja no treino, seja na dieta, para o corpo não retornar ao peso anterior. Na atividade física, opções são alternar entre corrida, caminhada, musculação, treino funcional e bicicleta, por exemplo.
  7. Usar produtos naturais dos quais não se sabe a origem: Nem tudo que é natural faz bem à pessoa. Antes de ingerir qualquer produto, inclusive ervas, é preciso saber a origem. Há ervas diuréticas que causam perda de água e podem causar problemas nos rins.
  8. Buscar dietas em redes sociais ou em materiais não científicos: Não se deve procurar dietas em redes sociais ou em páginas da internet. É preciso buscar um profissional capacitado, para passar o tratamento correto.
  9. Comer rápido e tarde da noite: Quando se come rápido, a pessoa não tem saciedade e fica propensa a cometer exageros. Comer tarde da noite pode causar sobrepeso. Geralmente, quem come tarde ingere alimentos gordurosos e ricos em carboidratos.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: