Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Isolamento poderá ser flexibilizado

| 07/04/2020, 08:48 08:48 h | Atualizado em 07/04/2020, 17:21

A Defesa Civil do Corpo de Bombeiros está preparando um estudo, para apresentar ao governador, que deve flexibilizar, entre outras coisas, a abertura do comércio e a implantação de isolamento vertical – medida somente para quem é do grupo de risco – em municípios onde inexistem ou há poucos casos de Covid-19.

Conforme noticiou a coluna Plenário Online, ontem, o estudo propõe que o isolamento seja mais rígido em municípios com maior incidência de contaminação. Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde, Vitória e Vila Velha são os municípios com o maior número de casos – 64 e 62, respectivamente. E 53 municípios não registraram nenhum caso.

O estudo deve ficar pronto nesta semana. Questionado, o governador não bateu o martelo, mas disse que “com o tempo, poderemos fazer isso. Teremos mais dados”. Ao flexibilizar o isolamento, a medida também atende a comerciantes, que têm pedido ações alternativas, e reduz o desgaste político.

Meio caminho andado
O vereador de Cariacica Edson Nogueira trocou o MDB pelo Podemos. Aliado do deputado Marcelo Santos, a ida para o novo partido foi costurada pelo deputado e pelo presidente do Podemos, o prefeito Gilson Daniel. Marcelo tem convite em aberto para deixar o PDT e mudar para a mesma sigla. Mas, sem respaldo judicial, corre o risco de perder o mandato.

Vila Velha adere
A Câmara de Vila Velha fez ontem sua primeira sessão online. Aprovou três matérias do prefeito Max Filho: gratificação de 10% para profissionais do magistério, abertura de crédito emergencial para a compra de EPIs e viatura para a Guarda Municipal e outro crédito para o Fundo Municipal da Defesa Civil. A sessão durou pouco menos de duas horas.

Todo trabalhado no deboche
O deputado Enivaldo dos Anjos ficou sem paciência na sessão online que ocorreu ontem pela manhã para votar um pacote de projetos do governo. Passadas duas horas, os 30 deputados só tinham votado um projeto. “Gostaria de sugerir que cada deputado falasse meia hora, pra gente ficar aqui até as 17 horas”. A sessão começou às 8h.

Não é de hoje...
O anúncio da mudança no comando da Secretaria de Estado da Segurança – sai o delegado carioca Roberto de Sá, entra o coronel da PM Alexandre Ramalho – pegou muitos de surpresa. Mas, segundo integrantes da cúpula do governo, o governador já vinha há algum tempo irritado e cobrando resultados na área de segurança. A gota d'água teria sido os homicídios no final de semana. O governo, porém, não confirmou o motivo da troca do secretariado.

Calendário de pagamento do IPVA mantido
O governo não deve mexer, ao menos por enquanto, no calendário de pagamento do IPVA. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, qualquer mudança impacta diretamente na receita estadual e dos municípios. A previsão deste ano é de que o imposto arrecade para os cofres públicos R$ 545,1 milhões, sendo que 50% desse valor fica com o Estado (no caixa do Tesouro para despesas e obras) e 50% vai para o município onde o veículo está emplacado.

Galeria

Igreja em luto
O gerente de restaurante de 29 anos que morreu na semana passada era também diácono de uma igreja evangélica na Serra. Nas redes sociais, o pastor da congregação fez uma homenagem ao rapaz e pediu orações para sua mulher que está hospitalizada com coronavírus.

Sessão online
Depois da Assembleia e da Câmara de Vila Velha, será a vez da Câmara de Vitória fazer suas sessões online. Será hoje, às 16 horas.

Números altos
No último domingo, a coluna Plenário noticiou que os assassinatos de mulheres cresceram 57% de fevereiro para março. Onze mulheres foram mortas, contra sete no mês anterior.

Difícil!
“Gostaria que o Mandetta ficasse. Ele tem nos ajudado muito”. Do governador Renato Casagrande sobre a possível saída do ministro da Saúde.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: