X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Vladimir Putin inicia 5º mandato na presidência com cerimônia no Kremlin


O presidente russo, Vladimir Putin, iniciou seu quinto mandato no cargo com uma cerimônia no Palácio do Kremlin nesta terça-feira, 7, embarcando em mais seis anos como líder da Rússia. Alguns diplomatas europeus compareceram ao evento - incluindo o embaixador francês em Moscou, Pierre Levy, segundo fonte.

Na cerimônia, Putin colocou a mão sobre a Constituição russa e prometeu defendê-la. "Somos um povo unido e grandioso e juntos superaremos todos os obstáculos, realizaremos todos os nossos planos, juntos venceremos", disse Putin após ser empossado.

O presidente aproveitou os primeiros momentos de seu quinto mandato para agradecer aos "heróis" de sua guerra na Ucrânia e criticar o Ocidente. A Rússia "não recusa o diálogo com os países ocidentais", disse ele. Em vez disso, falou Putin, "a escolha é deles: se eles pretendem continuar tentando conter a Rússia, continuar a política de agressão e a pressão contínua sobre nosso país por anos, ou querem procurar um caminho para a cooperação e a paz".

Putin foi recebido com aplausos quando entrou no salão com mais de 2.500 convidados no Kremlin. Entre eles, estavam membros do alto escalão do governo russo, bem como celebridades, incluindo o ator americano Steven Seagal.

O embaixador francês estava entre os presentes, de acordo com um diplomata francês que falou sob condição de anonimato porque não estava autorizado a falar publicamente. Alguns enviados da União Europeia (UE) também compareceram, embora o principal diplomata da UE, Josep Borrell, tenha dito a eles que "a coisa certa a fazer é não comparecer a essa inauguração", porque Putin é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra, acusando-o de responsabilidade pessoal pelos sequestros de crianças da Ucrânia.

Os embaixadores dos EUA, do Reino Unido e da Alemanha não compareceram. A Embaixada dos EUA disse que a embaixadora Lynne Tracy estava fora do país em uma "viagem pessoal programada".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: