X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Terremoto interrompe reunião da ONU e assusta população de Nova York


Um terremoto assustou a população de Nova York, maior cidade dos EUA, nesta sexta-feira, 5, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), interrompendo brevemente uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Muitos nova-iorquinos relataram estrondos em vários pontos da cidade. Segundo autoridades locais, pelo menos 42 milhões de pessoas podem ter sentido o tremor. Moradores de Baltimore e Filadélfia também relataram ter sentido o chão tremer.

O USGS registrou uma magnitude preliminar de 4,8, com o epicentro registrado na cidade de Lebanon, no Estado vizinho de New Jersey. O Corpo de Bombeiros de Nova York afirmou que não houve danos significativos ou vítimas.

Uma câmera que registrava a reunião do Conselho de Segurança da ONU capturou o momento exato em que os tremores começaram durante discurso da representante da ONG Save the Children, Janti Soeripto. Ela fez uma pausa e perguntou a outro participante: "Isso é um terremoto?", antes de a reunião ser retomada. O enconro foi suspenso pela segunda vez quando os telefones começaram a tocar e vibrar devido aos alertas automáticos de emergência enviados pela cidade.

Ada Carrasco estava em seu apartamento no terceiro andar, no bairro de Marble Hill, em Manhattan, quando ocorreu o terremoto. "Pensei comigo mesma: 'Estou ficando tonta?', mas então o tremor continuou e saí correndo pela porta", disse.

O sistema de notificação de emergência da cidade de Nova York afirmou, em uma postagem nas redes sociais, mais de 30 minutos após o terremoto, que não havia relatos de danos ou feridos.

Embora os tremores em Nova York sejam raros, os especialistas sabem que o solo nem sempre é estável. Um estudo de 2008 descobriu que um terremoto de magnitude 5 ocorria na área aproximadamente uma vez por século.

Prédios vulneráveis

A cidade de Nova York adicionou protocolos de segurança contra terremotos ao seu código de construção em 1995, mas a maioria dos cerca de 1 milhão de seus edifícios foi construída antes disso. Muitos são considerados "vulneráveis".

As chegadas e partidas de voos nos aeroportos de Nova York e de New Jersey foram interrompidas por algumas horas, segundo a Administração Federal de Aviação dos EUA, mas retomadas ontem mesmo. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: