X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Sánchez diz que estuda renunciar a cargo de premiê em meio a investigação sobre esposa


O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, informou nesta quarta-feira, 24, que estuda renunciar ao cargo, após a Justiça abrir uma investigação preliminar sobre suposto caso de corrupção envolvendo sua mulher, Begoña Gómez. Em uma carta aberta, o premiê avisou que anunciará a decisão final na próxima segunda-feira, 29, e que cancelou a agenda pública no período.

No documento, Sánchez afirma ser alvo de uma campanha de ataques, segundo ele, organizada pela extrema-direita do país. "Esta é uma operação de assédio e demolição por terra, mar e ar, para tentar enfraquecer-me política e pessoalmente, atacando a minha esposa", escreveu.

Begoña Gómez, que não exerce cargo político, é acusada de aproveitar o poder do marido para praticar tráfico de influência. O processo foi aberto pelo grupo Mãos Limpas, que tem histórico de mirar rivais da direita em ações judiciais.

Na carta, Sánchez acusa o líder do principal partido de oposição, Alberto Núñez Feijóo, de ter ligação com a ofensiva legal. O primeiro-ministro acrescentou que o caso não tem precedentes e que pretende tirar um tempo para refletir sobre os próximos passos. "Chegado a este ponto, a pergunta que legitimamente me faço é se todo isso vale a pena? Sinceramente, não sei", afirmou.

*Com informações da Associated Press

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: