X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Furacão gera ordem de evacuação na Flórida e pode ter consequências catastróficas

Centro de Furacões dos EUA diz que "Milton tem o potencial de ser um dos furacões mais destrutivos já registrados no centro-oeste da Flórida


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Furacão gera ordem de evacuação na Flórida e pode ter consequências catastróficas
Um caminhão de sinalização de LED com alto-falantes faz anúncios informando aos moradores sobre evacuações obrigatórias em preparação para a chegada do furacão Milton, em Port Richey, na Flórida |  Foto: Mike Carlson/Associated Press/Estadão Conteúdo

O furacão Milton atravessou nesta terça-feira (8) a península de Yucatán, no México, e deve atingir a costa da Flórida na noite desta quarta-feira (9). Segundo o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC), "Milton tem o potencial de ser um dos furacões mais destrutivos já registrados no centro-oeste da Flórida".

As autoridades do estado emitiram alertas de evacuação para a população da região, que já foi afetada pelo furacão Helene há pouco mais de uma semana. O governador do estado, Ron DeSantis, afirmou que neste momento "toda a península da Flórida está sob algum tipo de alerta ou advertência".

O presidente Joe Biden cancelou uma viagem programada à Alemanha e Angola para acompanhar de perto os desdobramentos do fenômeno. "Simplesmente não acho que posso sair do país neste momento", disse Biden, acrescentando que espera remarcar a viagem.

A prefeita de Tampa, cidade a cerca de 140km de Orlando, alertou os moradores para que deixem suas casas. "Posso dizer isso sem que seja exagerado: se escolherem ficar em uma das zonas de evacuação, morrerão", afirmou Jane Castor à CNN.

O furacão Milton foi rebaixado para a categoria 4 na escala Saffir-Simpson à medida que se deslocava pelo Golfo do México, logo após atingir a categoria 5, a mais alta. Ao atravessar a região mexicana de Yucatán, o fenômeno causou chuva pesada, ventos fortes e ondas de tempestade. Não foram registrados maiores danos.

DeSantis ainda disse nesta terça-feira que o estado deve acionar 8 mil membros da Guarda Nacional e está posicionando caminhões de suprimentos e equipamentos perto da área onde a tempestade deve atingir o solo. "Vocês têm tempo para sair, então, por favor, saiam", reforçou o governador.

"Essa tempestade é tão forte, tão grande, que é irreal", ele disse. "Estamos em modo de sobrevivência."

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: