X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

COP-29: Taleban participará de conferência climática da ONU pela primeira vez


Ouvir

Escute essa reportagem

O Taleban participará de uma conferência climática da ONU pela primeira vez desde que assumiu o controle do Afeganistão, em 2021, informou a agência nacional de meio ambiente afegã neste domingo, 10.

A conferência, conhecida como COP-29, começa nesta segunda-feira, 11, e será sediada no Azerbaijão. Trata-se de uma das mais importantes negociações multilaterais a incluir o Taleban, que não tem reconhecimento oficial como governo legítimo do Afeganistão.

A Agência Nacional de Proteção Ambiental publicou na plataforma de mídia social X (antigo Twitter) que uma delegação técnica viajou a Baku, capital azeri, para participar do evento.

Matiul Haq Khalis, chefe da agência, disse que a delegação usaria a conferência para fortalecer a cooperação com a comunidade internacional sobre proteção ambiental e mudança climática, além de compartilhar as necessidades do Afeganistão em relação ao acesso aos mecanismos financeiros existentes relacionados à mudança climática e discutir os esforços de adaptação e mitigação.

Especialistas disseram à Associated Press que as mudanças climáticas causaram inúmeros impactos negativos no Afeganistão, criando sérios desafios devido à localização geográfica do país e às fracas políticas climáticas.

"As mudanças climáticas resultaram em temperaturas mais altas, que reduzem as fontes de água e causam secas, afetando significativamente as atividades agrícolas", disse Hayatullah Mashwani, professor de ciências ambientais da Universidade de Cabul. "A redução da disponibilidade de água e as secas frequentes representam graves ameaças à agricultura, levando à insegurança alimentar e a desafios aos meios de subsistência."

Em agosto, a agência de ajuda internacional Save the Children publicou um relatório dizendo que o Afeganistão é o sexto país mais vulnerável aos impactos da mudança climática e que 25 de suas 34 províncias enfrentam condições de seca graves ou catastróficas, afetando mais da metade da população.

O Afeganistão também tem o maior número de crianças desabrigadas por desastres climáticos de todos os países até o final de 2023, segundo o relatório.

O professor Abid Arabzai, da Universidade de Cabul, disse que a conferência sobre o clima ajudaria a garantir assistência internacional e financiamento para enfrentar os desafios climáticos do Afeganistão.

"O Afeganistão pode esclarecer suas ações e compromissos climáticos para a comunidade global, melhorando sua reputação internacional", disse Arabzai./AP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: